Muita animação e descontração marcaram a comemoração dos 110 anos de Marabá na noite de terça-feira, 4. O público de mais de 50 mil pessoas esteve na VP-02, Folha 16, para ver os cantores de perto e comemorar o aniversário do município.
O evento foi organizado pela Prefeitura de Marabá por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), em parceria com o Governo do Estado, através da Fundação Cultural do Pará, que tem como presidente Thiago Miranda. Ele ressalta a importância de festas como essa.
“A gente fica muito feliz com o sucesso da festa. A gente vê que milhares de pessoas estão aqui em Marabá curtindo agora os nossos 110 anos. É uma data muito importante para o nosso município e tão importante quanto são as parcerias, como a parceria do Município com o Estado. Agradecemos ao nosso Governador Helder que nos proporcionou este momento, via Fundação Cultural do Estado, a qual a gente preside e ficamos muito felizes de estar nos municípios, principalmente em Marabá, nossa cidade natal”.
A festa contou com atrações locais e duas nacionais, garantindo uma noite animada mesmo com a chuvinha que começou a cair na madrugada. A primeira a se apresentar foi a cantora Lynda Sousa que já participou da festa no ano passado e fala da sensação de fazer parte da comemoração.
“Gratificante demais. Este é o segundo ano. Dessa vez foi em cima da hora, mas graças a Deus deu tudo certo. Estou cansada, mas a felicidade é maior. Sou filha de Marabá com muito orgulho e fico muito feliz com as pessoas, os marabaenses gostando tanto do meu trabalho”, explana. Devido à problemas de saúde da cantora Ruanna Ly não pode comparecer e Lynda fez a abertura dos shows com muita garra e animação.
Depois de Lynda, o cantor Zé Vaqueiro subiu ao palco com sua energia contagiante. O público foi ao delírio com as canções no estilo “piseiro” que fazem sucesso no momento. Ele relata como foi se apresentar no aniversário da cidade.
“A sensação é maravilhosa. O público de Marabá e da região que veio prestigiar hoje a gente é um público caloroso, receptivo, carinhoso e em todo o Estado paraense, onde a gente toca, o pessoal recebe a gente da melhor forma sempre e pra mim é sempre um prazer. Sentir a energia do pessoal como foi o show inteiro, o pessoal cantando e dançando. Isso é o que motiva a gente. A mesma energia que a gente transmite, recebe de volta”, elogia.
Depois de cantar os parabéns para Marabá, outro show bastante aguardado era o de Xand Avião, que já esteve em Marabá várias vezes e é muito querido do público marabaense. Ele relata como foi esse retorno.
“Acho que eu já perdi as contas de quantas vezes vim a Marabá, mas hoje não vou negar que me assustei com a quantidade de público. Desde 2005 que canto aqui, desde o tempo que a Sol fazia parte da banda, mas nunca vi uma multidão tão grande. Tenho que parabenizar a Prefeitura pela estrutura, camarim, segurança, som, iluminação. Não adianta só fazer a festa, tem que fazer bem feita. Marabá está de parabéns e quero voltar para o próximo ano se Deus quiser”, enaltece Xand.
A última a se apresentar foi a DJ Beea, que trouxe o som eletrônico para a pista para dar continuidade ao clima festivo e eletrizante.
Autoridades
Algumas autoridades estiveram presentes para prestigiar o evento, dentre eles o vice-prefeito Luciano Dias, que falou sobre ter de volta os eventos públicos.
“É marcante esse show. Ele traz uma alegria que estava há muito tempo retida e a população de Marabá precisava de um momento assim de descontração. Um show nacional, atrações maravilhosas e um público encantador. Quem veio aqui hoje está aprovando. Um coração batendo forte porque Marabá precisava disso. A gente tem que agradecer o governador do estado, o prefeito Tião Miranda, o Thiago Miranda, que nos trouxe esses dois shows maravilhosos para Marabá. E o que nos emociona mais é ver essa população maravilhosa adorando, isso é fantástico”, exalta.
Mônica Boechart, secretária de Saúde, afirma que a população ansiava por isso.
“A população precisava, depois de toda essa pandemia, comemorar com uma grande festividade. Parabéns, Marabá, por essa festa tão linda. Acredito que a população está feliz e a gente fica muito feliz de estar aqui junto vendo todo esse show acontecer”.
A presidente da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), Vanda Américo, também reforça o desejo da população de ter uma festa dessas.
“Depois de passar por uma pandemia, é hora de retomar, trazer um pouco de alegria para esse povo e os marabaenses e aqueles que adotaram essa terra como sua, merecem. Parabéns, Marabá, pelos 110 anos”, comemora.
Público animado
O público curtiu as atrações do início ao fim e se mostrou muito animado com as atrações nacionais. Um deles foi o músico Rayh Oliveira, 25 anos, que disse ter chegado desde às 19h e estar gostando muito.
“Estou achando incrível. Para mim está sendo o melhor ano do aniversário de Marabá e eu como músico, fã de Zé Vaqueiro, fã de piseiro, fã de Xand Avião, estou amando. Prefeito Tião Miranda, Prefeitura de Marabá, você está de parabéns, show incrível”, enaltece.
Outra que estava curtindo muito foi a estudante Bruna Vidal, 21 anos, que também chegou cedo para pegar um bom lugar.
“A festa está muito boa, muito bem organizado, palco muito bem montado, está perfeito. Parabéns, Marabá, pelos seus 110 anos. Todo mundo que vem aqui gosta. Eu não saio daqui por nada”, pontua.
Durante toda a festa, a segurança foi reforçada com a presença da Guarda Municipal (GMM), Polícia Militar (PM), Bombeiros Militar e Civil, Guarda Patrimonial (DMSP) e o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU).