A cerimônia com a assinatura da ordem de serviço para a construção da Usina da Paz, em Marabá, nesta quarta-feira (05), foi realizada na área onde será construído o empreendimento, que fica localizada na Avenida Sororó, no bairro Independência. O evento contou com a presença do Governador do Estado, Helder Barbalho, do Prefeito de Marabá, Sebastião Miranda, e outras autoridades políticas.
O terreno, com cerca de 10 mil metros quadrados, foi adquirido pela Prefeitura e doado ao Governo do Estado. A obra será executada pela empresa Vale, a partir de tributos que seriam depositados ao fisco estadual.
Na ocasião, o Prefeito de Marabá Sebastião Miranda entregou ao governador a escritura pública do terreno. “Essa região é uma região muito populosa e compreende os bairros Independência, Liberdade, Jardim União, Bela Vista e Infraero. Então, o local é estratégico e vai atender milhares de pessoas que realmente precisam dessa Usina”, explica o gestor municipal.
Segundo o Governador Helder Barbalho, o espaço contará com piscina, teatro, consultas médicas, odontológicas e psicológicas, laboratório de informática, posto da Polícia Militar e posto da Polícia Civil para emissão de documentos, além de outros serviços como cursos e capacitações, por exemplo.
“Marabá, certamente, está entre as cidades mais importantes do Brasil. Estratégica, cidade pujante, cidade com oportunidades de desenvolvimento a partir da força da sua gente, a partir das vocações econômicas do município. Hoje podendo, no aniversário da cidade, iniciar a construção do maior programa de transformação social e de inclusão para promover a paz, a Usina da Paz, em Marabá, é razão de profunda alegria”, ressalta o governador.
O objetivo da Usina da Paz é, por meio de ações de cultura, saúde e educação, promover ações de paz e diminuir os índices de violência ao trabalhar, principalmente, com crianças e adolescentes.
“A Usina da Paz possibilitará maiores investimentos principalmente na juventude que vive em situação de risco, trazendo a tão sonhada inclusão social e combatendo de forma estratégica a violência que assola nossa juventude nesses bairros mais periféricos de Marabá”, explanou Lourival Oliveira, um dos líderes comunitários do bairro Liberdade.