Campus da UEPA de Marabá comemora 30 anos de instalação

A Upa do Pará, em Marabá, comemora nesta quinta-feira, dia 18, de maio, 30 anos de instalação. Para marcar a data, nesta quarta-feira, 17, na abertura da Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Marabá, a coordenadora do Campus da Universidade Estadual do Pará em Marabá (UEPA), Danielle Rodrigues Monteiro da Costa, usou a tribuna e lembrou que a universidade estadual foi criada em 18 de maio de 1993, e ao mesmo tempo o Campus de Marabá foi instalado, com turmas de educação física e enfermagem, que funcionavam em salas cedidas pelo Campus da UFPA, na Folha 31.

Depois de apresentar as conquistas e a relevância da instituição, a coordenadora Danielle Rodrigues escancarou os desafios do Campus de Marabá, que carece de modernização nos trâmites processuais, uma vez que muitas situações só são resolvidas por Belém, o que entrava o crescimento.

“Precisamos de criação de um programa de pós-graduação no Campus. Além disso, há discussão interna avaliando a necessidade de criação de uma universidade estadual do sul e sudeste do Pará. Não podemos avançar com essa estrutura atual. Estamos precisando de ajuda da sociedade em geral. Somos instituição pública, que é para todos”, enfatizou.

Os vereadores elogiaram o posicionamento da coordenadora do Campus de Marabá e reconheceram a necessidade de lutar pela criação de uma universidade estadual específica para essa região. “Em três décadas tivemos milhares de pessoas formadas na cidade pela UEPA. Investir no capital humano é a melhor solução. Nossa região ainda está longe de termos um percentual desejável de pessoas que passaram pelos bancos de uma faculdade, mas estávamos avançando”, reconheceu o vereador Ilker Moraes.

Em Belém, a comemoração do Jubileu de Pérola foi  realizada em uma solenidade no dia 18 de maio,  no Theatro da Paz.

Também no evento ocorreu uma homenagem ao senador Jader Barbalho com a medalha Mérito Universitário, em reconhecimento ao fato dele haver sancionado, então como governador do Estado Pará, a lei de criação da Universidade. Nessa sessão de homenagens, será entregue ainda, a medalha de Mérito Funcional, ao servidor Rômulo Rodrigues, que está na UEPA desde a sua criação.

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews