Unidade atendeu entre janeiro e abril, deste ano, 173 vítimas de acidentes de trânsito, e trabalha para conscientizar usuários para um trânsito mais seguro
O Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), realizou, na quarta-feira (24) em Marabá, palestras educativas para pacientes, como parte da campanha nacional Maio Amarelo, mês dedicado à conscientização sobre a segurança no trânsito. A iniciativa integra o projeto “Saúde em Foco”, que dissemina informações sobre saúde e bem-estar.
Ana Silva, autônoma de 28 anos, moradora de Marabá, encaminhada ao hospital para realizar exame de tomografia, ressaltou a importância das ações educativas na conscientização da população: “Já fui vítima de acidente de trânsito, e após o ocorrido, percebi o quanto pequenas atitudes positivas no trânsito podem salvar vidas. É fundamental que as pessoas estejam conscientes dos riscos, e adotem comportamentos responsáveis ao volante”, explicou.
A unidade do Governo do Pará, referência em trauma ortopedia para mais de 1 milhão de pessoas em 22 municípios da região Carajás, atendeu de janeiro a abril de 2023, 173 vítimas de acidentes de trânsito, segundo dados do Serviço de Prontuário do Paciente. Dos atendimentos realizados, 84,3% envolveram ocorrências com motocicletas, enquanto os acidentes com carros representaram 15,7% dos casos.
Maria Rosa, dona de casa de 55 anos, referenciada para realizar consulta ortopédica na instituição devido a dores lombares, destacou que as palestras ajudam a refletir sobre a importância de respeitar as leis de trânsito para salvar vidas. “Já conheci famílias que foram destruídas devido a um acidente de trânsito, por isso é importante que cada um de nós aja com educação e pense no próximo ao dirigir”, ressaltou.
Conscientização
Promovido pela Comissão de Humanização do Regional de Marabá, o projeto “Saúde em Foco” executado pela equipe multidisciplinar da instituição, disseminou informações valiosas sobre a segurança viária, e questões relacionadas aos acidentes de trânsito, desde os principais fatores de risco, até as medidas preventivas que podem ser adotadas pelos motoristas, passageiros e pedestres para o trânsito seguro.
A analista de humanização da unidade, Daiane Uszynski, ressaltou que o objetivo das palestras foi sensibilizar a sociedade sobre a importância da segurança no trânsito. “Buscamos transmitir informações relevantes e incentivar a adoção de comportamentos responsáveis, visando diminuir o número de acidentes. O Maio Amarelo é uma oportunidade de destacar esse tema tão relevante para a comunidade”, afirmou.
dos casos.
“O Estado tem realizado diversas medidas para reduzir os acidentes de trânsito nas estradas paraenses, que incluem o reforço na fiscalização, a melhoria da infra-estrutura viária e sinalização, além da promoção de campanhas como o Maio Amarelo, que visam preservar vidas. Além disso, nossas unidades estão prontas para oferecer atendimento de alto nível às vítimas”, ressaltou o secretário de saúde do estado, Rômulo Rodovalho.
Serviço:
O diretor executivo do hospital, Benjamin Ferreira, reforça que até o final do mês a unidade estará promovendo ações educativas em referência ao Maio Amarelo, com o objetivo de contribuir para a conscientização da sociedade. “Ao incentivar uma cultura de respeito e cuidado no trânsito, podemos efetivamente reduzir o número de acidentes e salvar vidas de forma significativa”, destacou.
O Hospital Regional do Sudeste pertence ao Governo do Pará, e desde o último dia 15 de abril é gerenciado pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). É referência para procedimentos de média e alta complexidade para mais de 1 milhão de pessoas, em 22 municípios da região.
Fonte: Ascom/HRSP