Sobe para 6 número de casos de Candida auris; o que é o superfungo?

Pacientes são todos do estado de Pernambuco

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou na terça-feira (30) mais dois casos do superfungo Candida auris em Pernambuco. Com as notificações, subiu para 6 o número total de pessoas infectadas no estado em 2023.

  • Este ano, no dia 19 de maio, os dois primeiros casos de Candida auris em 2023 foram registrados em hospitais de Pernambuco;
  • Todos os pacientes foram ao hospital tratar outras condições, sem saber que estavam infectados;
  • Todos possuem mais de 45 anos, dois são idosos, e passaram por internação clínica ou tiveram contato com pessoas infectadas;
  • Vale lembrar que a espécie foi identificada pela primeira vez no Brasil no cateter de um paciente de um hospital em Salvador, em dezembro de 2020.
  • Segundo a SES, os dois novos pacientes, uma idosa de 70 anos e um homem de 51, não apresentaram “repercussões clínicas decorrentes do fungo”. A mulher ficou internada por nove dias e já recebeu alta do Hospital Miguel Arraes, em Paulista, o homem segue no Hospital Tricentenário, em Olinda, devido histórico de acidente vascular cerebral (AVC).
  • Importante ressaltar que, mesmo após a alta hospitalar, o paciente pode permanecer colonizado (com o vírus no corpo, mas sem sintomas) por cerca de três a seis meses.
  • O que é Candida auris e por que está sendo chamada de superfungo?

  • Candida auris é um fungo emergente que representa uma séria ameaça à saúde pública devido à capacidade do microrganismo de resistir aos principais medicamentos antifúngicos. Em outras palavras, ele tem demonstrado forte resistência a tratamentos, por isso recebeu a nomenclatura de superfungo — algo reconhecido pela comunidade científica.

    Ele foi identificado pela primeira vez no Japão, em 2009, em um caso de otomicose — infecção fúngica oportunista do conduto auditivo externo. Desde então, se espalhou por todos os continentes, com exceção da Antártica. No Brasil, chegou em 2020, em um homem internado por covid-19 — o que potencializou o alerta contra a doença e o fungo

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews