Turismo: Município lança Mapa Gastronômico Interativo da cidade

Foi lançado oficialmente na noite de terça-feira, 9, a primeira edição do Mapa Gastronômico de Marabá. Uma ferramenta interativa criada para facilitar a busca, conhecimento e acesso às melhores opções gastronômicas da cidade. O trabalho desenvolvido em pela Prefeitura de Marabá e SEBRAE, contou com a participação de diversas entidades que envolvem o ramo turístico local.

“É uma ação de extrema relevância para o nosso turismo. Marabá é uma  cidade polo regional. Tem muitas empresas, empreendedores, bons restaurantes. Somos referência regional, seja de mercado, de turismo e de gastronomia. Essa ideia surgiu para contemplar essa categoria. Os empreendedores sentiam falta desse guia, que levasse pra população o que temos de melhor”, comenta o vice-prefeito Luciano Dias.

Ele explica que pontos com o QR Code estarão espalhados em áreas estratégicas da cidade para que os turistas e a população local o utilizem.

Vice-prefeito Luciano Dias

“Serão colocados pontos nas entradas fluviais, aeroportos, hotéis e outros estabelecimentos para que se tome conhecimento das variedades que temos aqui. Temos franquias, empresas regionais, empresas com DNA marabaense que fazem sucesso e precisamos valorizar. Esse mapa é valorização do empreendedorismo e dos empresários locais”, completa o gestor.

O mapa contém um catálogo dos bares e restaurantes. Nele estão contidas informações como o cardápio, contato, redes sociais, como funciona o atendimento e endereço dos locais.

Walmor Costa, Secretário interino de Turismo

“A ideia é estarmos sempre atualizando endereços, telefones, cardápio e colocando novos estabelecimentos. Além dos locais ele ficará disponível no site da Prefeitura para que todos possam consultar. Beneficiando turistas e os moradores locais que quiserem a informação”, completa o secretário interino de turismo, Walmor Costa.

A gerente regional do Sebrae, Aurilene Silva, explica que para a produção do mapa foram realizadas diversas reuniões entre os sindicatos dos hotéis, bares e restaurantes, representantes da Secretaria de Turismo e Sebrae. Foram realizadas visitas in loco em todos os estabelecimentos e analisado todo o atendimento, vendas e digital das empresas cadastradas.

Aurilene Silva, gerente regional do Sebrae

“O projeto surgiu com pedido do Luciano e fizemos esse trabalho em conjunto. Entendemos que estava dentro das missões do Sebrae e começamos a desenvolver as estratégias para criação do mapa. Construímos as estratégias que se adequavam em Marabá. Demos consultoria específica para melhoramento e  adequação e só depois desse trabalho, quando esses empreendimentos estivessem aptos a estar dentro do mapa gastronômico. O resultado é esse mapa maravilhoso, do qual os clientes turistas e visitantes podem usufruir”, completa a explicação.

Cildo Menezes, proprietário da DC Burguer, elogiou a iniciativa.

Cildo Menezes, empreendedor

“Sensacional o projeto, que já acontece em algumas cidades. O Sebrae com o poder público vem dando treinamento de forma de pensar a frente e fomentar a área do turismo. Quando se fala em turismo se pensa em paisagem, mas nós somos o ramo principal porque quando se está em outra cidade o que você sempre faz é comer fora. Projeto que veio para capacitar a gente e mostrar o potencial que nossa cidade tem”, opina o empresário.

O presidente do Sindicato de Comércio Varejista de Marabá (Sindicom) e conselheiro de turismo, Raimundo Neto, também comemorou o lançamento do mapa.

Raimundo Neto, presidente do Sindicom e conselheiro de turismo

“Satisfação estar participando do evento. Quero dizer que isso é uma evolução. Nesse momento que chegamos hoje para divulgar o mapa, estamos nos igualando aos grandes centros. A construção é um esforço de vários atores da sociedade, conselheiros e iniciativa privada. É um trabalho conjunto e gratificante”, opina.

O presidente do Sindhotel, Dauro Remor, também partilha da opinião e expectativa.

Dauro Remor, presidente do Sindhotel

“Um trabalho fantástico feito a muitas mãos. Desde 2021 nós encampamos a ideia que tinha iniciado antes da pandemia. Um projeto que nos foi trazido e conseguimos com a colaboração de todos incrementar ainda mais o que já havia sido proposto. São 50 restaurantes contemplados e a expectativa é que o hóspede e  o turista de modo geral chegue na cidade e tenha acesso a esses estabelecimentos e informações”, conclui.

Clique aqui e conheça o Mapa Gastronômico de Marabá

 

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews