O medalhista de natação marabaense, Noan Lemos Gonçalves, 13 anos, vai participar do Campeonato Brasileiro Infantil de Natação de Inverno, em Bauru, São Paulo, entre os dias 13 a 15 de junho, representando Marabá. Para realizar esse sonho conta com o apoio da Prefeitura. Nesta quinta-feira (01), o adolescente encontrou-se com o prefeito Tião Miranda e o vice-prefeito Luciano Dias, no gabinete do gestor municipal. Noan já coleciona mais de 190 medalhas regionais, nacionais e, recentemente, foi tricampeão nos Jogos Estudantis Marabaenses.
“Eu comecei a nadar com 5 anos, pelos meus pais que me ensinaram. Em 2018, com 8 anos, eu comecei a competir e em 2021 fui federado pelo Remo. Já participei de competições regionais Norte e Nordeste. Agora vou para uma competição nacional. Estou confiante e vou tentar ficar entre os melhores do Brasil e ter uma boa colocação no ranking nacional para trazer esse título a Marabá”, expressa Noan.
Noam coleciona quase 200 medalhas
A expectativa também toma conta do pai do atleta, seu Francisco Gonçalves, que cheio de orgulho, acredita no potencial do filho. “Eu costumo dizer que em Marabá só temos dois campeões paraenses: o Águia de Marabá e o Noan. Quando ele começou, eu já tinha uma projeção de que ele poderia crescer mais e mais. Logo foi federado pelo Clube do Remo e participou da primeira competição, que foi a Mônica Resende e foi conquistando medalhas. Na categoria Petiz mirim, foi campeão paraense norte e nordeste. E na categoria infantil, só neste ano, ele já conquistou 12 medalhas de ouro. Recebeu medalhas também em mais 4 índices nacionais e troféu com melhor índice técnico. E por último, agora, foi tricampeão dos Jogos Estudantis Marabaenses”, declara.
O Prefeito Tião Miranda congratula o atleta pelo empenho e por simbolizar o município por onde passa.
“Queremos parabenizar ele, o pai, porque não é fácil chegar até onde ele chegou, saindo de Marabá e ganhando muitas competições. Vamos apoiar no que a gente puder e também vamos pedir à iniciativa privada esse apoio, porque ele representa Marabá nessa área de natação. E a gente está licitando um parque aquático municipal, uma maneira de incentivar os jovens do município a treinar. A natação é um dos esportes mais completos do mundo, porque ela mexe com todos os músculos do corpo”, elucida o Gestor Municipal.
Para o Vice-Prefeito, Luciano Dias, a representação de Noan é uma forma de incentivar e revelar mais jovens a chegarem a níveis regionais e nacionais.
“Além de representar Marabá, o Noan representa outros tantos atletas, que nós temos na nossa rede municipal de Ensino. São pessoas incentivadas, diariamente, por seus professores de Educação Física para a prática de esportes. E ele tem levado o nome de Marabá, representado muito bem nossa cidade, em todas as competições. É um orgulho para a gente ter um atleta com essa magnitude, aqui em Marabá, e nós temos que, cada vez mais, incentivar, seja, através da Semed, da Semel, a prática esportiva, para que a gente revele esses talentos, para que possam representar Marabá no Brasil inteiro”, explana o vice-prefeito.
Depois da competição de Bauru/SP, Noan deve participar de outras competições, em João Pessoa, onde vai representar a confederação paraense. Depois em Natal, São Luís e Rio de Janeiro.