Festejo Junino: Por meio da Lei Semear, juninas recebem apoio financeiro da iniciativa privada

A  36ª edição do Festejo Junino de Marabá, que acontecerá nos dias 23 de junho a 1º de julho, vai contar com o apoio financeiro de 350 mil reais, patrocinados pela Equatorial Energia, por meio da Lei Semear (Lei de incentivo à cultura do Estado do Pará), para que a Liga Cultural de Marabá (LICMAB) possa subsidiar os grupos culturais que se apresentarão no evento. A assinatura simbólica do termo de compromisso do patrocínio foi realizada nesta quarta, 7. O evento contou com a participação do presidente da Fundação Cultural do Pará, Thiago Miranda.

Thiago Miranda, presidente da Fundação Cultural do Pará

“Nós estamos agora efetivando essa participação via Lei Semear, lei que nós gerenciamos na Fundação Cultural, nós trouxemos para ajudar a Liga de Marabá como um todo, será um repasse para todas as equipes. Nós ficamos muito felizes porque nós conseguimos levar na magnitude que a lei poderia. A gente espera uma grande festa em Marabá como sempre foi”, declarou.

Thiago Dourado, representante da Equatorial

“Para nós da Equatorial a gente fica bastante feliz em poder, pelo segundo ano, ser o patrocinador oficial do Festejo Junino de Marabá. A gente acredita no potencial positivo desse evento. Estamos falando de entretenimento, de lazer, cultura e geração de emprego para o município”, completa Thiago Dourado, representante da Equatorial.

O secretário de Cultura de Marabá, Genival Crescêncio, explica que esse patrocínio colabora bastante para que as juninas possam oferecer um espetáculo ainda melhor.

Genival Crescêncio, secretário de Cultura

“Toda soma é bem-vinda para enaltecer ainda mais o trabalho dos nossos agentes e produtores culturais aqui da cidade. A junina tem um custo muito alto com os adereços, com as indumentárias, então é um valor que vem somar ainda mais, para que o evento possa ser engrandecido”, ressalta.

O convênio vai beneficiar cerca de 2.500 produtores culturais membros dos grupos e coletivos culturais e permitiu o pagamento de cachê para 29 grupos culturais, sendo cinco grupos de bois bumbás, oito quadrilhas juninas mirins, sete juninas adultas do grupo B e nove juninas adultas do grupo A. Siba Silva, presidente da Liga Cultural de Marabá, ressalta que o patrocínio ajudará principalmente na produção dos figurinos.

Siba Silva, presidente da Liga Cultural de Marabá

“Para nós é gratificante porque o custo é muito alto de montar uma quadrilha, uma junina, e esse patrocínio vai dar uma melhorada e a divisão é feita no grupo A, grupo B, Bois e quadrilhas mirins. Fazemos a divisão, aí todo mundo compra os seus figurinos, dá uma ajuda porque, na verdade, pra tá hoje na arena, o custo é muito alto. E esse patrocínio é de suma importância. Esperamos que em 2024 eles possam patrocinar novamente”, espera.

Algo enfatizado pelo presidente da junina Fogo no Rabo, Ademar Gomes, o Ademar da Santa Rosa, que agradece também o apoio dado pela Prefeitura de Marabá.

Ademar Gomes, presidente da junina Fogo no Rabo

“Só nós, que somos quadrilheiros, sabemos a dificuldade que todos nós temos e essa parceria através do Estado, da Lei Semear, juntamente com o aumento que nós tivemos da Prefeitura de Marabá nos deu uma motivação a mais. No ano passado, quando nós apresentamos esse projeto através da Liga e juntamente com a Secretaria de Cultura, o gestor atendeu a nossa necessidade e saímos. Então a gente só tem a agradecer a prefeitura através do nosso prefeito Tião Miranda por ele ter entendido essa necessidade”, pontuou.

Festejo Junino

A 36ª edição do festejo começa na sexta, 23, com arrastão cultural, iniciando na Praça Duque de Caxias, e concurso Rainha da Diversidade, na Arena Z-30. Na Praça de alimentação, haverá shows com o Dj Diogo, Ricardo e Nilva Burjack.

A partir da segunda noite, tem competição das juninas e bois. Então, no dia 24 tem apresentação da quadrilha Alegria Não Tem Idade, formada por idosos da Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac). Na sequencia, o público pode assistir os espetáculos das juninas mirins Fogo no Rabo e Moleka Sem Vergonha, Bois-Bumbás Flor do Campo e Estrela Dalva e juninas adultas do grupo B Diamante Negro e Coração da Juventude. Na praça de alimentação, tem Dj Pinto e shows de Lu Barros e Os Batateiras.

No dia 25, tem Juninas mirins Splendor Junino e Gigantes do Norte, Bois-bumbás Brilho da Noite e Treme Terra, bem como as juninas adultas do grupo B Águia de Fogo, Rei do Sertão e Balão Dourado. Na praça de alimentação, Dj Ferreira e shows de Wania Alves e Rômero Soares.

No dia 26, apresentam-se as Juninas mirins Sereia da Noite e Levada Louca, Bois-bumbás Aroeira e Senador e juninas adultas do grupo B Coração de Estudante e Arretados da Paixão. Na praça de alimentação, o público se diverte com Dj Jr. Batidão e show de Ítalo Souza.

No dia 27, a arena vai receber as apresentações das juninas mirins Coração de Juventude e Águia de Fogo e das juninas adultas do grupo A Sereia da Noite, Gigantes do Norte, Balão de Chita e Amor Perfeito. Na praça de alimentação, DJ Dudu e show de Ruanna Ly.

No dia 28, a festa fica por conta das juninas mirins Amor Perfeito e Arrastão do Amor e das juninas adultas do grupo A Levada Louca, Fogo no Rabo, Splendor Junino, Fuá da Conceição e Moleka Sem Vergonha. Na praça de alimentação, Dj Maestro e show com Chapéu de couro.

No dia 29, tem apresentação do Boi-Bumbá Flor do Campo Mirim e as top five juninas do grupo B. Na praça de alimentação, Dj Renison Vip e shows de Izael Costa, Léo Nicácio e Forró do Chefe.

No dia 30, as apresentações são as top five dos Bois-Bumbás. Já na praça de alimentação tem Dj Luan Hi-Fi e show Silvio & Maiza e Forrozão 4×4.

Na última noite, 1º de julho, tem apresentação do Pássaro junino Rouxinol e as top five das juninas do grupo A. Enquanto na praça de alimentação, o encerramento fica por conta de Dj Marcos e shows de Júnior Ceceu e Charles do Arraiá e Banda.

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews