Cine na Palma da Mão” ajuda no desenvolvimento cognitivo e emocional dos pacientes
O Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, na região de integração de Carajás, realiza na unidade o projeto “Cine na Palma da Mão” para as crianças internadas na ala pediátrica. A iniciativa utiliza tablets nos leitos da instituição, que exibem desenhos e filmes, levando diversão e aprendizado aos pequenos pacientes.
Com uma programação especial adequada para cada faixa etária, o projeto possui conteúdos cuidadosamente selecionados com temáticas educativas, que auxiliam no aprendizado e desenvolvimento das crianças, além de trazer momentos de alegria e descontração em um ambiente hospitalar. Os equipamentos eletrônicos utilizados na ação são higienizados a cada uso do participante trazendo, assim, mais segurança aos pacientes.
Kayron Sousa de Jesus, de 9 anos, natural de Abel Figueiredo, foi encaminhado à clínica pediátrica do HRSP para receber tratamento ortopédico, devido a um acidente de trânsito.
“Eu simplesmente amei assistir aos desenhos. Foi uma experiência maravilhosa! Além de me divertir muito, aprendi coisas novas”, contou sobre sua interação com o aparelho eletrônico.
Para as mães que acompanham os filhos internados na instituição, o “Cine na Palma da Mão” representa um grande conforto. Zenaide de Jesus, mãe de Kayron, destacou a importância da ação. “Ver meu filho sorrir e se distrair com os desenhos é um alívio para o meu coração. A iniciativa mostra que o hospita, se preocupa com o bem-estar das crianças”, ressaltou.
Humanização – O projeto “Cine na Palma da Mão”, promovido pelo serviço de humanização do Hospital Regional de Marabá, busca proporcionar uma experiência única e positiva para as crianças durante suas internações. A iniciativa visa criar um momento interativo, acolhedor e lúdico para os pacientes.
“Humanizar a saúde, é cuidar com respeito, empatia e dignidade. É o caminho que trilhamos em nossas unidades em todo estado, para garantir um sistema de saúde mais humano e eficiente para todos. Um ambiente hospitalar humanizado contribui para a recuperação mais rápida e eficaz, além de melhorar a qualidade de vida dos pacientes”, explicou o secretário de Saúde do Estado (Sespa), Rômulo Rodovalho.
A médica Daiane Rodrigues Oliveira, diretora técnica do HRSP, destacou que o entretenimento educativo proporcionado pelo projeto pode impactar positivamente na recuperação das crianças. “Além de distraí-las durante o período de internação, a ação estimula o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos pacientes”, afirmou.
Benjamin Ferreira, diretor executivo do hospital, destacou que o Regional de Marabá, ao investir em ações de humanização, reconhece que cada paciente é único, e merece ser tratado de maneira individualizada e respeitosa. “Acreditamos que investir nessa abordagem é essencial, para oferecer atendimento de qualidade e promover o bem-estar de todos aqueles que confiam em nossos serviços médicos”, afirmou.
O HRSP está equipado com 18 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) pediátrica, sendo nove para recém-nascidos e nove para crianças, além de contar com 11 leitos de enfermaria para cuidados intermediários pediátricos.
Perfil – O Hospital Regional do Sudeste pertence ao Governo do Pará, é gerenciado pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). É referência para procedimentos de média e alta complexidade para mais de 1 milhão de pessoas, em 22 municípios da região.
Texto: Ascom Regional de Marabá