Ministério de Minas e Energia disse que está resolvendo o apagão. A pasta explica que foram interrompidos 16 mil MW de energia no Norte, Nordeste e Sudeste
O apagão registrado em estados do Norte, Nordeste e do Sudeste na manhã desta terça-feira (15/8) foi causado por uma interrupção de energia na interligação Norte/Sudeste. A ocorrência foi registrada às 8h31, de acordo com dados do Operador Nacional do Sistema (ONS).
Em nota publicada pelo Ministério de Minas e Energia, a pasta detalha que a ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil MegaWats de carga nos estados atingidos. A recomposição, ainda segundo o governo, vem sendo feita em todas as regiões e”9h16, 6 mil MW já foram recompostos.”
As causas do apagão vêm sendo apuradas pelo Ministério de Minas e Energia. “O Ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente”.
No Pará, a falta de energia atingiu o funcionamento de semáforos e de serviços, incluindo espaços de lazer na capital Belém.
Moradores da Grande Belém, cidades do nordeste do estado, sudoeste e sudeste relataram estar sem energia elétrica e, com isso, há relatos também de falta de água. Até as 10h30, não foi confirmado pela concessionária de energia quantas pessoas afetadas em todo estado.
Nesta terça é feriado no Pará em celebração à Adesão do Pará à Independência do Brasil e serviços municipais e estaduais não estão funcionando, exceto os essenciais. Escolas estão sem aula.
Com isso, o movimento nas ruas e em cruzamentos é menos intenso na capital. Mesmo assim, houve registro de um acidente entre dois carros em Belém, na Avenida Almirante Barroso com a Travessa Antônio Baena, em Belém, por volta das 9h30.