A partir desta quinta-feira (17) os apaixonados por cacau, chocolate, flores, plantas e joias produzidas na Amazônia terão a oportunidade para conferir de perto o resultado do trabalho dos produtores, comerciantes e empresários que atuam no segmento. Com o tema “O Pará na Bioeconomia da Amazônia!”, será realizado em Belém o Festival Internacional do Chocolate e do Cacau – Chocolat Amazônia e também o “Flor Pará”, onde serão comercializadas diversificadas espécies cultivadas no estado.
A iniciativa é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), através dos recursos do Fundo de Desenvolvimento da Cacauicultura do Pará (Funcacau).
O Festival do Chocolate e do Cacau abre ao público nesta quinta-feira (17) e segue até o próximo domingo (20). Durante os quatro dias de evento, o público poderá participar de cursos que serão ministrados por chefs e chocolatiers. Também serão ofertados cursos para quem pretende se aprimorar ou iniciar o cultivo de plantas, de plantas em vasos, além de produzir arranjos com flores e buquês de noiva.
A abertura oficial, com a presença de autoridades e convidados, será a partir das 19h desta quinta-feira, mas a partir das 17h, estarão disponíveis para visitação os mais de 160 estandes distribuídos em uma espaço de 110 metros quadrados. Além dos produtos que serão comercializados, será possível ver de perto o preparo de receitas no “Cozinha Show”. Na primeira noite da programação, as orientações serão repassadas pelo chef Ricardo Campos, que irá preparar trufa clássica de rum.
O público já poderá conferir, também, as famosas esculturas de chocolate feitas na hora por chocolatiers do Brasil no espaço do Atelier.
Fórum e cursos – Na sexta-feira (18) terá início outra parte do evento, que reunirá diversos especialistas do Brasil e de outros países que irão debater questões como a cacauicultura dentro de fora do país, a importância do mapa sensorial do cacau ao estado do Pará, o Crédito Carbono: comercialização para produtores e empresas, entre outros temas.