Trabalhadores são encontrados em condições análogas à escravidão em garimpo no Pará

Operações da Polícia Federal (PF) encontraram e resgataram nove pessoas em condições precárias de trabalho, análogas à escravidão, no garimpo Canaã dos Carajás, em Marabá, no sudeste do Pará. O caso foi divulgado nesta quarta-feira (30).

Ao todo, segundo a PF, quatro operações simultâneas iniciadas na madrugada da terça (29) também resultaram na prisão de duas pessoas em flagrante por extração ilegal de recursos minerais e crimes ambientais.

“Foram dezenas de equipamentos apreendidos e inutilizados em garimpos e locais de beneficiamento de cobre, ouro e manganês, nos municípios de Canaã dos Carajás, CurionópolisParauapebas e Marabá”, detalhou a corporação.

A operação também contou com o apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e da Força Nacional de Segurança Pública.

De acordo com a PF, as operações Farra do Manganês, Sete Nove 25, Serra Leste e Vila Nova Jerusalém, mobilizaram mais de 100 agentes e cumpriram 20 mandados de busca e apreensão.

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews