Cerca de 40 mil candidatos realizaram as provas do concurso público da Sespa

Exame para os níveis médio e nível oferta 315 vagas, mais cadastro reserva, para cargos como analista de sistemas, enfermeiro, fisioterapeuta

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), realizou neste domingo (24), as provas para o concurso público C-220 da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), destinado ao provimento de vagas em cargos efetivos de níveis médio e superior. Cerca de 40mil pessoas fizeram as provas para nível médio e nível superior.

O certame oferta 315 vagas, mais cadastro reserva, sendo 145 para nível médio e 170 para nível superior, ambas com cadastro reserva, em cargos como Agente administrativo, Técnico em Enfermagem, Analista de Sistemas, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Médico Cardiologista entre outras.

Elieth Braga, secretária de Estado de Administração e Planejamento, destacou a importância deste concurso no contexto das ações da gestão atual. “O governo do Estado tem o compromisso de gerar mais oportunidades de ingresso na carreira pública, mas além disso, fortalecer a saúde pública com profissionais especializados e comprometidos em prestar um serviço de excelência para nossa população. Os candidatos que participaram da prova neste domingo serão responsáveis por uma ampliação de serviços na área da saúde, proporcionando cada vez mais atendimentos de qualidade a toda população do Estado. A saúde é nossa prioridade com investimentos, e o Governo segue trabalhando para que todos tenham, cada vez mais, acesso a serviços de qualidade”, afirmou a titular da Seplad.

De acordo com a Consulplan, instituição organizadora do certame, cerca de 60mil candidatos se inscreveram para fazer o concurso da Sespa.

Concurso foi aplicado em cinco municípios

As provas tiveram questões objetivas, de múltipla escolha e redação, que exigiam conhecimentos específicos de cada área escolhida. Foram aplicadas no município de Belém, Altamira, Marabá, Santarém, Itaituba e Redenção, com duração de cinco horas, das 8h15 às 12h45 para os cargos de nível médio e das 15h15 às 19h45, para os cargos de nível superior.

“É muito importante termos a realização de novos concursos públicos, pois trata-se de uma oportunidade de renovação, estabilidade e reconhecimento. Acreditamos que a nova leva de servidores efetivos que é esperada para a Secretaria virá somar muito ao trabalho que estamos realizando”, disse o Secretário de Saúde do Estado, Rômulo Rodovalho.

Alisson Ferreira, candidato a vaga de técnico em patologia: “eu já venho me preparando há um bom tempo”Para os candidatos, as provas são um momento cheio de expectativa. Alguns se prepararam para este momento durante meses, na esperança de conseguir uma vaga no serviço público. “Eu estou com uma expectativa muito grande, eu já venho me preparando há um bom tempo para essa prova, este concurso é uma oportunidade muito boa para ter estabilidade financeira. Ser servidor do Estado é um sonho, além da segurança financeira, a gente se sente seguro, tem a certeza dos nossos direitos de forma mais garantida, mais ampliada, de forma mais efetiva. E trabalhar no meu Estado, servindo a nossa população é um sonho”, contou Alisson Ferreira, candidato a vaga de técnico em patologia.

Gabarito sai na terça-feira (26)

Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas e as grades de resposta das provas discursivas estarão disponíveis no site da banca organizadora do concurso, a partir das 16h desta terça-feira (26).

Para muitos candidatos, ser servidor público representa a tão sonhada estabilidade profissional. “Eu vejo esse concurso como a realização de um sonho, uma mudança total de vida. Cada vez está mais difícil ter estabilidade em empresas privadas e o serviço público nos traz essa segurança e tranquilidade, se eu passar, vai ser uma mudança na minha vida e da minha família. Ser servidora pública do Pará é um sonho, servir a população paraense é um dos meus grandes objetivos de vida”, disse Pamela Souza, candidata a vaga de técnico administrativo.

Critérios de nomeações

As nomeações estão condicionadas ao preenchimento dos requisitos estabelecidos no edital, sendo, à ordem final de classificação dos candidatos aprovados no concurso público, à necessidade de serviço e à disponibilidade orçamentária-financeira do Governo do Estado do Pará.

Adriano Marques é candidato ao cargo de nível superior de pedagogo e acredita ser a grande oportunidade profissional da sua vida. “Sou formado em pedagogia. A minha principal motivação para fazer este concurso é ser um servidor público estadual, pois o Estado proporciona boas oportunidades aos seus servidores e também, dessa forma, posso conseguir a tão sonhada estabilidade financeira para realizar os meus sonhos”, finalizou o candidato.

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews