Em Marabá, seminário debate educação no campo

Com o tema “Memórias, diálogos e juventudes”, evento foi marcado pela participação de estudantes da Escola Familiar Agrícola de Marabá

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) por meio dos escritórios Regional e Local de Marabá, no sudeste paraense, coordenou uma programação em comemoração aos 30 anos da Pedagogia da Alternância no Sudeste do Pará. O evento contou com seminário; mesa redonda com exposições de trabalhos, relatos de experiências e histórias de vida de agricultores, educadores e egressos das EFA´s e visitas de estudos em pontos históricos e turísticos.

A programação teve o objetivo de reconhecer os bons resultados da Escola Familiar Agrícola da Região de Marabá (EFA), além de debater experiências educativas, memórias, processos de organização e conquistas de movimentos sociais de reforma agrária na Educação do Campo. O evento seguiu de 20 a 22 de outubro e teve como parceiros a Prefeitura de Marabá, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e o Instituto Federal do Pará (IFPA).

Marabá foi escolhida para sediar o evento por ser o único município onde há uma Escola de Pedagogia da Alternância em funcionamento no Estado. A Emater sempre teve ligação com a Escola Familiar Agrícola da Região de Marabá, por ser o órgão oficial do Estado a realizar serviços especializados nas áreas de Ciências Agrárias e Humanas, para conhecimentos e informações tecnológicas no meio rural.

Coordenador do evento, pedagogo e extenionista da Emater, Damião Santos”A Emater assumiu um apoio efetivo para a realização deste evento, pois são muitos anos da ideia da Pedagogia da Alternância no Sudeste do Pará. E a intenção é celebrar esse momento, no sentido de valorizar as memórias, além de responsabilizar a juventude, aqui presente, no sentido de continuar essa história”, destacou o organizador do evento, o pedagogo e extensionista do Escritório Regional da Emater de Marabá, Damião Santos.

O vice-prefeito Luciano Dias falou sobre a importância do seminário para fortalecimento do sistema de Educação do Campo. “Esse seminário só tem a fortalecer o sistema de Educação do Campo, que é a Pedagogia da Alternância. Um mecanismo importante para que os alunos da Zona Rural se fixem em seus ambientes e levem os conhecimentos teóricos para pôr em prática, com apoio da Emater e Seagri. A EFA de Marabá faz um trabalho interessante em relação a isso, e é uma das poucas escolas em regime de tempo integral que temos em nosso município, lembrando que esse também é aplicado no nível superior, por meio do IFPA de Marabá”, atribui.

O evento recebeu várias autoridades de instituições interligadas ao tema, como Francisco Costa, reitor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa); Maria Suely, diretora do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA Campus Marabá Rural); de Arley Novais, diretora de Ensino do Campo.

“É importante divulgar a nossa experiência e nossa metodologia com a EFA de Marabá, paraCoordenador da EFA da região de Marabá, Rafael Soares. que possam conhecer o nosso trabalho. Hoje nós temos o maior IDEB entre as escolas do campo de 2º Segmento (6º ao 9º ano). Além dos 15 dias que eles passam na escola e os outros 15,em seus lares, outro diferencial está nos componentes curriculares, como a disciplina de Agricultura Familiar e Práticas Agroecológicas, específicos para trabalhar essas questões voltadas ao campo, já que são alunos de Projetos de Assentamento (PA)”, destacou o coordenador da EFA da Região de Marabá, Rafael Soares, que trouxe 30 dos 90 alunos matriculados na escola, localizada no Km 21, sentido Itupiranga.

O aluno, Marcos Ícaro Reis, 13, estudante do 7º ano na EFA foi um dos participantes do evento. “É muito legal estudar essas matérias de agricultura, poder dormir na própria escola, brincar, comer e depois voltar para casa para partilhar o que a gente aprendeu”, disse.

A Ana Júlia Santos, 13, também estudante do 7º ano na EFA, falou sobre a vivência de estudar em uma escola de ensino do campo. “A Escola Agrícola é minha segunda família e eu levo toda minha experiência para onde moro”, contou.

Marabá tem um grande quantitativo de escolas no campo, são 93 unidades em funcionamento no município. O evento ainda contou com o apoio do Seminário a União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil (Unefab), o Instituto de Promoção Ecológica e Social (Ipes), a Associação das Casas Familiares Rurais do Estado do Pará (Acafar) e o Fórum Regional de Educação do Campo das Regiões Sul e Sudeste do Pará (Frec).

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