EMATER-PA REALIZA ATENDIMENTO EM ATER PARA POVOS INDÍGENAS EM SÃO GERALDO DO ARAGUAIA

 

 

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará), através do Escritório Local de São Geraldo do Araguaia, e com apoio da Prefeitura realizaram nos dias 20 e 21  de setembro de 2023, um atendimento de ATER Indígena para o povo Aikewara na Terra Indígena Sororó, mais precisamente na Aldeia Yetá.

A Terra Indígena Sororó está localizada nos municípios de Brejo Grande do Araguaia, Marabá, São Domingos do Araguaia e São Geraldo do Araguaia (este tem 75,62% da área), possui 26 mil hectares, tem 385 pessoas do povo indígena Aikewara (Suruí), distribuídos em 05 aldeias. Fonte: https://terrasindigenas.org.br/

A Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER Indígena) oferecida pela EMATER – PARÁ consistiu nas seguintes atividades ou serviços:

Inserção dos indígenas no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) antiga Declaração de Aptidão ao PRONAF (DAP), este documento é porta de entrada para diversas políticas públicas. O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) tem diversas modalidades e linhas de crédito rural. O próximo passo é oferta do PRONAF “B” para garantir o cultivo de hortaliças e mandioca. Foram entregues 07 CAF´s;

Palestra sobre olericultura no sistema convencional e compostagem (elementos teóricos). Uma ação prática em forma de mutirão para revitalização da horta comunitária;

Implantação de sementeira de açaí precoce (BRS Pará e o Pai d’egua), foi feito o plantio de 100 (cem) pés de açaizeiro enfatizando as técnicas de distanciamento e adubação;

Em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social foi feita a atualização e novos Cadastro Único. É um grande mapa das famílias de baixa renda no Brasil. Ele mostra ao governo quem essas famílias são, como elas vivem e do que elas precisam para melhorar suas vidas. O Cadastro Único permite as famílias receber em benefícios sociais, como: o Bolsa Família e desconto na conta de luz e outros.

A Equipe Local da EMATER PARÁ é composta pelos técnicos em agropecuária Edilson Carvalho, Jailson Oliveira e Domingos Helson, a médica veterinária Iale da Glória e assistente administrativo Edilberto Santos.

Para o Coordenador Local da EMATER PARÁ Domingos Helson “foram dois dias de serviços em favor dos indíos Suruí que diferente de outros grupos indígenas da região não recebem compensação financeira por impactos de projetos implantados em áreas indígenas, portanto, são de baixa renda e vulnerabilidade necessitando de maior apoio governamental.”

O Supervisor da EMATER – PARÁ Regional Marabá o engenheiro florestal Fernando Araújo informou “a diretriz da presidência da empresa é ampliar e qualificar os serviços de ATER voltadas para os indígenas com respeito as diferenças, mas garantindo a igualdade. O próximo passo é o acesso as políticas públicas e crédito rural em condições especiais de carência e juros.”

O presidente da Emater, Joniel Abreu que é advogado,  doutorando em Direito um estudioso da temática indígena pontuou “os indígenas como outros grupos enquadrados em populações tradicionais, tem direito a uma ATER pública e especial por suas características específicas, inclusive no âmbito da empresa aprovamos neste momento um documento que trata da Política de Direitos Difusos e Coletivos, que orientará a nossa atuação.”

 

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará), através do Escritório Local de São Geraldo do Araguaia, e com apoio da Prefeitura realizaram nos dias 20 e 21 de setembro de 2023, um atendimento de ATER Indígena para o povo Aikewara na Terra Indígena Sororó, mais precisamente na Aldeia Yetá com 13 famílias, totalizando 39 pessoas.
O Cacique Abias Suruí, 30 anos de idade, estudante do ensino médio avaliou “excelente esta parceria Emater-Pará, que poderá nos ajudar a encontrar novos parceiros em favor do desenvolvimento da agricultura, temos como grande problema em nossa comunidade a escassez de água.”
A Terra Indígena Sororó está localizada nos municípios de Brejo Grande do Araguaia, Marabá, São Domingos do Araguaia e São Geraldo do Araguaia (este tem 75,62% da área), possui 26 mil hectares, tem mais de 800 pessoas do povo indígena Aikewara (Suruí), distribuídos em 07 aldeias. Fonte: https://terrasindigenas.org.br/

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews