Com onda de calor, demanda por energia bate recorde histórico no Brasil

A onda de calor extremo que atinge grande parte do Brasil afeta o consumo de energia nos lares do país. Como era esperado, o uso de ventiladores, ares-condicionados e outros eletrodomésticos explodiu e a demanda por energia elétrica ultrapassou o recorde histórico nesta segunda-feira (13), segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Demanda por energia explodiu

De acordo com o ONS, a demanda por energia superou o patamar de 100 GW (gigawatts) às 14h17 pela primeira vez na história. “A principal razão para este comportamento da carga é a significativa elevação de temperatura verificada em grande parte do Brasil”, disse o Operador Nacional do Sistema Elétrico nesta terça-feira (14).

O aumento na demanda foi registrado em todo o Sistema Interligado Nacional (SIN). A marca anterior era de 97,66 GW, observado também neste ano, no último dia 26 de setembro.

O subsistema do Sudeste e Centro-Oeste também bateu recorde, atingindo 60 GW às 15h30 da segunda. O patamar anterior era de 57,8 GW, registrado em 26 de setembro de 2023. As informações são do G1.

  • O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliou, na segunda, o alerta de perigo de forte onda de calor para 13 estados e Distrito Federal.
  • Além de elevar o nível do alerta para algumas capitais, como São Paulo, que entrou em Grande Perigo, o órgão estendeu nesta terça o aviso até sexta-feira (17).
  • Conforme previsão do Inmet, a nova onda de calor extremo no Brasil deve durar de forma mais intensa até quarta-feira (15).
  • As cidades mais atingidas pelo calor extremo, intensificado pela ação do fenômeno climático El Niño, caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico na sua porção equatorial, são do Centro-Oeste e Sudeste.
  • No domingo, o Rio de Janeiro havia alcançado um recorde de sensação térmica, com 50,5 graus.
  • Na manhã da segunda-feira, no entanto, quebrou a própria marca, batendo 52,7 graus, conforme informou o Alerta Rio, sistema da prefeitura.
  • O RJ é, por ora, a capital com maior variação de temperatura em relação à média para o mês.
Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews