EMATER – PARÁ REALIZA OFICINA SOBRE TECNOLOGIAS DE CULTIVO E BENEFICIAMENTO DA MANDIOCA EM NOVA IPIXUNA

 

 

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará), através do Escritório Local de Nova Ipixuna, realiza uma Oficina do cultivo ao beneficiamento da mandioca. No dia 22 de novembro de 2023, das 08:00 às 12:00 horas, no Lote do Sr. Samuel José da Rocha “Dê” e da Sra. Francisca Martins Lopes da Rocha no Projeto de Assentamento (PA) Fortaleza. Com a participação de 30 (trinta) pessoas entre agricultores/as, técnicos/as e autoridades.

Esta ação conta com a parceria com a Prefeitura Municipal de Nova Ipixuna através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semude) e da Assessoria de Comunicação, da Câmara Municipal de Vereadores/as, da Cooperativa Correntão e Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Agricultura e da Pesca (SEDAP).

Na oficina serão abordados os seguintes conteúdos: principais técnicas de cultivo da mandioca, avaliação da produtividade de diferentes cultivares e seus possíveis rendimentos para produção de farinha e outros derivados, compartilhamento dos processos de beneficiamento adotados pela família e suas principais estratégias de comercialização. Os facilitadores (instrutores) são técnicos/as da EMATER – PARÁ, os engenheiros agrônomos Genival Reis dos Santos e Carlos Eduardo Soares Rodrigues.

A zootecnista Carmem Medeiros (EMATER – PARÁ) que atua no apoio técnico pontuou os principais objetivos específicos pretendidos nesta oficina e através de outras atividades “implantar uma Unidade de Multiplicação de Mandioca, das cultivares BRS Poti, BRS Mari e das variedades Manivão e Jurará no lote de uma família da agricultura familiar; após a colheita, distribuir material propagativo das cultivares ou variedades mais promissoras para agricultores/as familiares do município; mapear e categorizar casas de farinha; identificar os canais e rotas de comercialização do município com o objetivo de expandir as oportunidades de mercados e negócios para a cadeia da mandioca.”

O Coordenador Regional Sudeste da SEDAP o engenheiro agrônomo Fábio Henrique Oliveira informou “a mandioca é uma das cadeias de interesse prioritário para o Governo do Estado do Pará, a Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e da Pesca (SEDAP) distribuiu no final do ano de 2022, manivas sementes de duas cultivares (BRS Poti e BRS Mari) e duas variedades (Manivão e Jurará). Nova Ipixuna foi um dos municípios beneficiados, sendo o material entregue aos cuidados da EMATER-PARÁ para auxiliar na distribuição e propagação junto aos agricultores/as.”

O Coordenador Local da EMATER PARÁ em Nova Ipixuna Genival Reis dos Santos relatou como se deu o processo “duas famílias de agricultores/as familiares foram selecionadas para receber o material propagativo, oriundos dos PA´s Fortaleza e Casarão. Sendo assim, o objetivo do trabalho foi acompanhar o cultivo, no modo de fazer do/a agricultor/a, com as tecnologias de que ele dispõe e observar os resultados. Ao final do ano, a ideia é plantar novamente as mesmas variedades em uma unidade demonstrativa na mesma área, com todas as técnicas preconizadas pela ciência, para comparar os resultados de desempenho do primeiro cultivo com os dados que serão obtidos na unidade, promovendo desta forma, de modo processual, a construção de conhecimento e o intercâmbio de informações entre agricultores/as e técnicos/as.”

O Supervisor da Emater-Pará Regional Marabá o engenheiro florestal Fernando Araújo pontuou “este  trabalho com a mandioca é um exemplo de Assistência Técnica continuada que tem proporcionados excelentes resultados para os/as agricultores/as, pretendemos ampliar esta estratégia na região”

 

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews