FCCM: Semana do Músico celebra 39 anos da fundação com oficinas, jogos e apresentações culturais

Com uma programação diversificada, a Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) iniciou a Semana do Músico, em comemoração aos 39 anos da instituição. São oficinas, jogos e apresentações são voltadas para os alunos atendidos pelos projetos de música da autarquia.

 

 

Nesta terça-feira (21), a FCCM realizou as oficinas de Cordas Friccionadas, no Salão de Exposições; Bateria e Percussão, no galpão da Escola de Música Moisés Araújo; Jogos e Brincadeiras Músicas, na quadra da Escola Pequeno Pajé, no núcleo São Félix; e Violão, no teatro da Praça da Juventude, no bairro KM 7.

O encerramento ficou por conta do professor da FCCM e violonista, Danilo Oliveira. Ele ressalta o sentimento em se apresentar na Semana do Músico e poder compartilhar a história de vida com os alunos.

“Eu amo a música. Eu tento passar a pessoa que eu sou. Eu tento passar através da música essa questão de resgate, de tirar as crianças da vulnerabilidade social. Porque eu sou uma pessoa que saiu desse meio da vulnerabilidade e a música me salvou, com certeza. Eu tento levar isso. Tentar fazer com que essas crianças, esses adolescentes tenham um novo caminho, um novo norte, nesse sentido”, afirma.

 

Danilo Oliveira, professor da FCCM e violonista

 

Na apresentação, o violinista tocou dois tangos clássicos: Cânone em Ré Maior, por Johann Pachelbel e Por Uma Cabeza, de Carlos Gardel.

O professor Carlos Xavier é da organização da Semana do Músico e conta sobre a cooperação entre os diversos setores da FCCM para que a programação tanto na sede da fundação, como nos projetos de extensão fossem realizados.

“São professores, alunos, bolsistas, que desenvolvem o trabalho. Trazer a música e o músico para o protagonismo da cidade de Marabá é muito importante. Nós temos universidade e faculdade com licenciatura em música. Então, nós temos que fomentar essa valorização sempre, do músico, da música, para entregar um produto bom e de qualidade para a plateia. E tendo um público receptivo aos estilos de músicas diversos. Todos os alunos e professores estão envolvidos, desde as crianças até os adultos”, explica o professor.

 

Carlos Xavier, professor e organização do evento

 

Nesta quarta-feira, 22, a programação contará com oficinas de Teclado, no Galpão da Escola de Música, a partir das 9h; Coro Adulto, também no galpão, a partir das 15h; Flauta Doce, no teatro da Praça da Juventude, a partir das 9h; Recital com a Orquestra Recitante de Flautas Doce, no Museu Municipal Francisco Coelho, a partir das 15h; a atração musical com a Banda 5 Faces, no Galpão da Escola de Música, a partir das 17h.

Na quinta-feira, dia 23, a programação terá o lançamento do Clubinho Musical da Leitura, de manhã, a partir das 8h, e à tarde, a partir das 14h, no Salão de Exposição FCCM; oficina de Instrumentos de Sopro Madeiras e Metais, no Galpão da Escola de Música, a partir das 9h; Jogos e Brincadeiras Musicais, na Sala de Música da Escola José Mendonça Vergolino, na Marabá Pioneira; a atração musical será a Banda Waldemar Henrique, no galpão, a partir das 17h.

Já na sexta-feira, dia 24, a programação terá Jogos e Brincadeiras Musicais, de manhã, a partir das 8h30, e a tarde, a partir das 14h, no Galpão da Escola de Música. A Orquestra Concerta-te de Flauta Doce apresenta-se no Museu Francisco Coelho, a partir das 15h. Para encerrar a programação, haverá apresentação do grupo BatuCantins e BatuCaiúnas, a partir das 16h, também no museu. Toda a programação é aberta ao público.

Gabriel Silva tem 17 anos e há seis faz parte dos projetos de música da FCCM. Dedicado ao trompete, ele já teve experiência na fanfarra e na percussão. Para o aluno, ter um espaço de expressão do que é produzido e trabalhado  nos projetos da fundação é fundamental para levar a música adiante.

“A música é algo que complementa a nossa vida, é algo que sempre faz parte e é fundamental para nossa vida. Sem a música não haveria sentido na vida porque a música é aquela que dá o tchan pra vida, que dá algo a mais. Eu acho esse programação importante para lembrar a todos que os músicos são importantes na nossa vida”, ressalta.

 

Gabriel Silva, estudante

 

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews