Fulô João do Vale se apresenta no Curro Velho, nesta quarta-feira (15), em Belém

Espetáculo musical tem entrada franca a partir das 15h no Teatro do Curro Velho, na Rua Professor Nelson Ribeiro, no bairro do Telégrafo

O Núcleo de Oficinas Curro Velho, integrante da Fundação Cultural do Pará (FCP), receberá nesta quarta-feira (15), a apresentação musical “Fulô João do Vale”, a partir das 19h. O projeto foi contemplado pelo Prêmio da FCP de Incentivo à Arte e à Cultura 2023. A entrada é gratuita.

A apresentação é uma proposta musical para contar a história do cantor João do Vale. O Poeta do Povo, como era conhecido, faleceu aos 62 anos e deixou como presente sua vida e obra, que são homenageados pelo espetáculo.

Fulô do Vale é dividido em três momentos: o espetáculo musical, a oficina cultural voltada às crianças que já ocorreu no Curro Velho, e dois ensaios imersivos e rodas de conversa que aconteceram em Marabá e Imperatriz durante o mês de outubro. O projeto também terá uma mostra com acessibilidade de libras.

Danielly Daissak é a diretora e intérprete do João do Vale e conta como se conectou com o cantor. “O meu projeto é desenvolvido pela busca identitária pois eu nasci em Marabá, no Pará, mas eu tenho uma forte descendência maranhense familiar tanto paterna quanto materna e eu tive uma imersão por anos também na cultura popular em Imperatriz, do Maranhão. Foi lá que eu conheci melhor, me aprofundei no artista João do Vale”.

“Eu também sou estudante do curso de pedagogia e estou atrelando essa apresentação musical também com a formação artística com base em princípios da cultura popular como o ciranda e as cantigas populares, então é basicamente essa imersão”, disse a artista.

“A minha expectativa é que o público vai estar lá no Teatro do Curro Velho e que se sinta à vontade para ir ao espaço pois eu percebi que é um lugar interessante de se estar, pois é voltado para para a cultura popular. Eu espero todos vocês”, finaliza Danielly.

Paulo Assunção, diretor de Oficinas Culturais e Iniciação Artística falou sobre o Curro Velho abrir espaços para o público infantil. “O Curro Velho tem entre as suas premissas fazer a inclusão, principalmente do público infantil, através da arte um deles é o letramento, a iniciação artística. Nós trabalhamos há 32 anos nessa perspectiva dessa inclusão”, disse o diretor.

“O Curro Velho cumprindo a sua missão de apoiar, de mostrar, de desenvolver e também ceder um espaço para esses eventos. Esses artistas que concluem seus trabalhos também usam, utilizam o nosso espaço, não só o espaço do Curro, mas também o da Casa da Linguagem e outros espaços da FCP para fazer a apresentação de seus projetos, esse é o papel da Fundação Cultural do Pará”, concluiu Paulo.

Prêmio FCP de Incentivo à Arte e à Cultura 2023 – O edital premiou mais de 200 propostas neste ano. Ao todo, foram 6 milhões de reais que estão sendo distribuídos aos contemplados nas áreas de artes visuais, teatro, dança, circo, artes musicais, literárias, audiovisual, design e moda, diversidade cultural e transformação social.

“A política de editais da Fundação Cultural do Pará é uma ação importantíssima de democratização do acesso aos recursos para fomento da produção artística do Estado. Esse incentivo permite que inúmeros projetos oriundos de diferentes regiões do Pará sejam concretizados e visibilizados, desenvolvendo de forma ampla e qualitativa a cultura do estado”, explicou a diretora da Casa das Artes, Lana Machado.

O edital de 2023 apresenta-se como uma ação de promoção e democratização do acesso aos recursos para o fomento de bens e serviços artísticos e culturais e surge como estratégia para a valorização e visibilidade da produção e inovação artísticas no âmbito das artes e da cultura do Pará.

Serviço

Espetáculo A Fulô João do Vale

Data: 15/11

Horário: 19h

Local: Teatro do Curro Velho

Endereço: Rua Professor Nelson Ribeiro, 287 – Telégrafo

Entrada gratuita

 

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews