O Diretor Geral de Ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Fábio Rogério Rodrigues, informa os meios necessários para os pais que não conseguiram realizar a matrícula de seus filhos até a data limite, 12 de janeiro.
Os pais que conseguiram efetuar a pré-matrícula no sistema on-line, devem se direcionar à escola escolhida, munidos de documentos como RG, CPF, certidão de nascimento, duas fotos 3×4, documento de transferência (se for o caso), cartão SUS, cartão Bolsa Família (se for beneficiado) e comprovante de endereço. Além disso, os pais devem confirmar a pré-matrícula na escola e assinar um termo de compromisso, que inclui as regras da escola e as expectativas de participação na educação do filho.
Para quem perdeu o prazo, existem duas opções. Os pais devem contatar diretamente a escola para verificar a disponibilidade de vagas. Se houver vaga disponível, a própria escola pode fazer a matrícula do aluno, já que há essa possibilidade internamente. Caso a escola desejada não tenha mais vagas, os pais podem se dirigir à Secretaria de Educação. A equipe da Diretoria de Ensino irá mapear a escola mais próxima à residência da família e facilitar o processo de matrícula.
O compromisso social da Semed é garantir que nenhuma criança em idade escolar fique fora da escola. Mesmo que os pais percam o prazo na escola desejada, há alternativas para garantir a matrícula de seus filhos.
“Os pais que necessitam de mais orientações podem entrar em contato diretamente com a Secretaria de Educação para obter assistência no processo de matrícula. A equipe está pronta para auxiliar as famílias a encontrar a melhor solução para a educação de seus filhos”, ressalta Fábio Rogério.