O nível do Rio Tocantins em Marabá subiu 64 centímetros nas últimas 48 horas, chegando a 9,10 metros na manhã desta segunda-feira, 25. Apesar das chuvas constantes e do registro do aumento no nível do rio, ainda não há famílias atingidas que precisam ser atendidas pela Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec).
A Defesa Civil mantém o trabalho das equipes de monitoramento em áreas suscetíveis à cheia dos rios, sempre em atenção às famílias que podem ser atingidas. Todo esse levantamento já foi realizado pelo órgão.
“A Defesa Civil trabalha monitorando constantemente o nível dos rios. Esse final de semana foi atípico, subiu 64 centímetros do nível normal do rio. Hoje, todas as nossas equipes já estão in loco trabalhando e olhando para ver se há alguma família que foi impactada. Estamos hoje no Taboquinha, nas áreas mais baixas. Já tem uma equipe na área do Del Cobra e outra no núcleo São Félix para ver se tem alguma pessoa que já está sendo atingida ou próximo de ser atingida”, comenta Marcos Andrade, coordenador de Defesa Civil.
As equipes da Defesa Civil do município já mapearam 36 localidades com risco de inundação, em quatro núcleos da cidade, somando 6.860 famílias, num total de aproximadamente 23 mil pessoas. Em 2023, 993 famílias foram afetadas pelas cheias dos rios Tocantins e Itacaiunas. Os moradores foram encaminhados para abrigos montados pela prefeitura, ou optaram por casas alugadas, residências de familiares e amigos. O Rio Tocantins chegou a 12 metros acima do nível normal e o Itacaiúnas atingiu 13,26 metros.
Atualmente, a Defesa Civil finalizou todo o levantamento populacional, atualizando o cadastro para o atendimento às famílias. “Nós estamos em constante evolução visitando aquelas pessoas que a gente não encontrou em anos anteriores e para que? Para poder dar um atendimento de qualidade às pessoas”, reitera Marcos Andrade.