Cine Regatão Itinerante exibe filmes na Floresta Nacional do Tapajós

 

A programação inclui discotecagem e dois curtas-metragens: “O Doutor e o Caboco” e “Festa de São Benedito – Gambá de Pinhel”

 

O Cine Regatão Itinerante desembarca na comunidade de Jamaraquá, na Floresta Nacional do Tapajós (Flona-Tapajós), em Belterra (PA), nesta sexta-feira (05/04). O projeto, uma iniciativa do Instituto Regatão Amazônia, contemplado no edital de fomento ao audiovisual – Cinema de rua ou cinema itinerante e cineclubes – da Lei Paulo Gustavo, tem como objetivo apresentar filmes paraenses ou de temática amazônica para comunidades ribeirinhas localizadas às margens dos rios Amazonas, Tapajós e Arapiuns, na região do baixo amazonas.

 

Na primeira sessão itinerante, serão exibidas duas produções audiovisuais imperdíveis. A primeira é a animação “O Doutor e o Caboco” (2019), do Programa Catalendas com direção de Roger Paes, numa realização da TV Cultura Pará em parceria com a Companhia In Bust de Teatro com Bonecos. Esta história cativante narra a jornada de um doutor em busca de um caboco habilidoso para atravessá-lo até a outra margem do rio. Durante a viagem de barco, surge um diálogo entre eles, revelando as diferentes perspectivas de vida. O doutor, inclinado ao academicismo, não compreende de imediato a riqueza da sabedoria popular acumulada pelo caboco ao longo dos anos.

 

A segunda produção é o documentário “Festa de São Benedito – Gambá de Pinhel” (2018), dirigido por Carlos Matos e Carlos Matos Jr, da produtora santarena Bandeira Filmes. Este documentário nos leva a uma viagem pela festividade anual que ocorre em Pinhel, uma comunidade às margens do Rio Tapajós, em Aveiro (PA). É uma celebração cheia de energia, com folias tradicionais, ladainhas, a tradicional levantação do mastro e, é claro, a dança característica do ritmo do Gambá.

 

“Nossa curadoria selecionou, especialmente para esta sessão em meio à nossa floresta, produções que inspiram, encantam e nos conectam com as riquezas culturais e tradicionais da região”, revela Zek Nascimento, coordenador do projeto.

 

Programação:

19h – Discotecagem com o Dj Zek Picoteiro
19h30 – Apresentação do Instituto Regatão Amazônia
20h – Exibição dos filmes:

  • “O Doutor e o Caboco” (2019), curta-metragem de animação (13’)

https://youtu.be/xiK5v0vnWB0?si=lF_KfQIru_ePW486

  • “Festa de São Benedito – Gambá de Pinhel” (2018), documentário (26′)

https://youtu.be/FXVa931zpdk?si=xbeFuuocwnvuX0Ex

20h40 – Diálogo sobre os filmes:
Convidados: comunidade, lideranças e agentes culturais da Flona

22h – Encerramento

 

Serviço:

 

Cine Regatão Itinerante – Flona Tapajós – Belterra (PA)

Data: 05 de abril de 2024

Horário: 19h

Local: Barracão Comunitário de Jamaraquá

Entrada gratuita

Classificação Indicativa: livre para todos os públicos

 

Sobre o Instituto Regatão Amazônia

 

Fundado em março de 2023, o Instituto Regatão é um ponto de cultura itinerante baseado em Alter do Chão que nasceu com a finalidade de promover transformações sociais através do fortalecimento da identidade cultural e a proteção territorial na Amazônia. Já realizou festivais de música e feiras de bioeconomia, agora se prepara para amplificar sua atuação com formação e fomento na rede de fazedores culturais ribeirinhos na região do Baixo Amazonas.

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews