Mab111: Tradicional Café da manhã, no Encontro dos Rios, celebra aniversário de Marabá

Para comemorar a chegada de 111 anos de fundação da Cidade Poema, celebrado neste dia 05 de abril, a Prefeitura de Marabá organizou o tradicional café da manhã na Orla Encontro dos Rios, no bairro Pioneiro do município, o Francisco Coelho. A programação contou com participação da comunidade e autoridades religiosas e políticas. A música ficou por conta das Bandas Waldemar Henrique e da Escola de Música Moisés Araújo, ambas da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM).

O Prefeito de Marabá, Sebastião Miranda, ressaltou o forte desenvolvimento vivenciado pela cidade nos últimos anos. Além disso, ele pontuou as obras que serão inauguradas ao longo do mês para celebrar o aniversário da cidade, como o novo Centro de Referência Integrado à Saúde da Mulher (Crismu) e a entrega da revitalização e ampliação da Escola Duque de Caxias, na Vila Militar.

“Marabá fazendo 111 anos é uma idade emblemática. Marabá está cada dia melhor. A cidade é hoje muito agradável. As pessoas que vêm em Marabá, gostam de Marabá, o morador também tem orgulho de Marabá. A gente vê uma cidade estruturada, obras para todo lado. Bonita, limpa, iluminada. É isso que a gente deseja para Marabá, que continue crescendo em desenvolvimento, em todos os setores: saúde, educação, infraestrutura. É o que a gente deseja, o melhor para a cidade, que seja uma cidade feliz”, afirmou o gestor municipal.

 

O momento iniciou com um culto ecumênico ministrado pelo Bispo de Marabá, Dom Vital Corbellini, e pelo pastor e secretário municipal de segurança institucional, Jair Guimarães.

“É tempo de renovo, de transformação, renovar nossa mente para as coisas boas da vida, da palavra de Deus. Acredito que Marabá depois de sete anos, a gente tem uma cidade melhor, mais organizada, arborizada, com praças. 111 anos, uma cidade que já está madura, cidade próspera, abençoada, onde seu povo é muito aguerrido, guerreiro, que gosta da cidade, ama a cidade, mesmo aquele que não nasceu aqui. A gente precisa melhorar cada dia mais como pessoa porque se a gente quer uma mudança, a gente começa por nós mesmos”, pontuou Jair Guimarães.

Jair Guimarães, pastor e secretário de Segurança Institucional

O café da manhã também é uma celebração cheia de afeto pela cidade e histórias de conexão, como a das amigas Denobia Chaves e Cristina Arcanjo, que é coordenadora e diretora da Escola Martinho Motta, na Folha 27, na Nova Marabá. Elas todos os anos chegam bem cedo, ainda de madrugada, para acompanhar de perto a programação.

“Já é tradição. É com muita honra que estamos aqui para prestigiar esse momento maravilhoso. Parabéns à terra bendita, acolhedora, uma terra que é próspera. Todos os que chegam aqui transbordam em bençãos. Muita prosperidade, paz, que a saúde e a educação venham cada vez mais melhorar. Em todos os aspectos, Marabá venha a continuar a ser essa terra abençoada”, comentou a servidora pública.

Denobia Chaves e Cristina Arcanjo

Há também quem comemore o aniversário juntamente com a cidade, como é o caso do autônomo Moisés de Freitas, que completou 60 anos, nesta sexta-feira.

“Para mim, é um momento feliz. É um marco, para mim, porque sou marabaense, criado aqui na Velha Marabá. É uma data que todo ano faço questão de estar aqui na festa, praticamente. Aqui é um reencontro, de vários amigos. Fico muito feliz em ver os meus com saúde. E a gente vai compartilhando o que há de melhor na nossa terra”, declarou.

Seu Moisés faz aniversário junto com a cidade

Obviamente, que em uma festa de aniversário não pode faltar o bolo. Neste ano, os dois bolos somaram cerca de 16 metros da guloseima e ainda havia mais um, que foi cortado pelo prefeito Sebastião Miranda.

 

O café da manhã está inserido na programação de celebração do aniversário de Marabá, que iniciou na noite desta quinta-feira (04), com shows na Praça São Félix de Valois, cuja principal atração foi a banda Forrozão Tropikálya. A comemoração segue nesta sexta, com a noite gospel.

“Enquanto Secult, para a gente é um prazer imenso celebrar um dos eventos mais importantes do calendário cultural da cidade. Um evento que a comunidade participa em peso e esse café é a prova disso. A festa começou ontem e encerra hoje na Praça São Félix de Valois, com a noite gospel. É com imenso prazer que a secretaria tem todo esse carinho de prestar esse grande serviço para a comunidade”, destacou o secretário de cultura de Marabá, Genival Crescêncio.

Genival Crescêncio, secretário de cultura de Marabá

Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Sara Lopes e Wilielton Amaral

Confira mais do evento:

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews