Crianças e adolescentes na faixa etária entre 9 e 14 anos seguem como público-alvo da campanha de vacinação contra o HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano), em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, porém, com uma novidade: a partir de agora, a vacina será em dose única, substituindo o antigo modelo em duas aplicações.
De acordo com Paulo Jânio Belém Barbosa, coordenador do Departamento de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a decisão partiu de Nota Técnica do Ministério da Saúde orientando sobre a mudança na dosagem da vacina para o público-alvo.
“A vacina contra o HPV nunca faltou no nosso município, já está com dez anos na rede pública e é oferecida pelo Sistema Único de Saúde. A mudança que teve agora em 2024, de acordo com uma nota técnica que veio do Ministério da Saúde, é para crianças e adolescentes. Vai ser dose única, entre 9 e 14 anos. Quem já tomou a primeira e a segunda dose não tem problemas, essa criança, esse adolescente, já ganhou uma dose de brinde. Agora, se tomou somente uma, também não tem problema, já está imunizado”, explica Paulo Jânio Barbosa.
A vacina contra o HPV é uma das principais formas de combater o câncer do colo do útero. O ministério da Saúde busca ampliar a cobertura vacinal. A mudança para a dose única é fundamentada em estudos e está de acordo com recomendações tanto da Organização Mundial de Saúde (OMS), quanto da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).
Em Marabá, a baixa procura nas UBS’s pela vacina vai mobilizar uma ação conjunta do Departamento de Imunização e do Programa Saúde na Escola (PSE) para informar o público-alvo da importância da vacina contra o HPV, em meninos e meninas, e levar a campanha para dentro das escolas.
“Vamos ter ações nas escolas que irão do dia 2 de maio ao dia 2 de junho. Então, a gente vai buscar todos esses públicos, crianças, adolescentes receberem essa vacina. Apesar da importância dela, muitas pessoas ainda não se preocupam em se imunizar, se vacinar, então, essas campanhas são justamente para tentar trazer cada vez mais um número maior de pessoas”, ressalta o coordenador.
A SMS também prepara uma campanha para vacinar as pessoas até 19 anos, que ainda não receberam nenhuma dose da vacina. A data para atender esse público ainda será divulgada pelo Departamento de Imunização.