CELEBRAÇÃO Dia de Nossa Senhora de Fátima: mensagens para o 13 de maio e história da aparição

Celebração tem suas raízes na cidade de Fátima, em Portugal, onde, em 1917, três crianças pastoras afirmaram ter testemunhado aparições da Virgem Maria

Celebrado em 13 de maio, o Dia de Nossa Senhora de Fátima é um dos eventos mais significativos no calendário católico, especialmente para os devotos da Virgem Maria ao redor do mundo.

A celebração tem suas raízes na pequena cidade de Fátima, em Portugal, onde, em 1917, três crianças pastoras, Lúcia dos Santos e seus primos Francisco e Jacinta Marto, afirmaram ter testemunhado uma série de aparições da Virgem Maria, a primeira delas tendo acontecido em 13 de maio.
Enquanto brincavam, os pequenos ficaram assombrados pelo aparecimento de um clarão improviso. Pensando que era um raio e com medo de um temporal, se apressaram para abrigar o rebanho.
Logo depois, no entanto, foram surpreendidos por outro clarão, desta vez sobre um carvalho. Lá, viram uma Senhora, vestida de branco e radiante de luz, que lhes disse: “Vim pedir-lhes para que venham aqui, todo o dia 13, por seis meses consecutivos, nesta mesma hora. Dir-lhes-ei, oportunamente, quem eu sou e o que quero”.
A Senhora tinha um vestido com bordados dourados, um cordão de ouro na cintura, um manto cândido e um Terço de grãos brancos nas mãos. Enquanto Lúcia falava com ela, Jacinta escutava a conversa, mas Francisco não ouvia nada.
Então, Maria perguntou-lhes: “Vocês querem oferecer-se a Deus, suportar todos os sofrimentos que Ele lhes mandar, como ato de reparação dos pecados, pelos quais Ele é ofendido, e de súplica pela conversão dos pecadores?” Lúcia respondeu-lhe: “Sim, queremos”. No entanto, a Virgem lhes disse ainda: “Vocês deverão sofrer muito, mas a graça de Deus será seu conforto”.
Depois disso, Lúcia pediu que seus primos não dissessem nada a ninguém sobre o acontecimento, temendo que ninguém acreditasse em sua história. Jacinta, porém, teve medo de ser castigada por trazer as ovelhas de volta do pasto antes da hora e contou tudo à sua mãe, que, naturalmente, não acreditou.
As crianças foram repreendidas e advertidas, mas a notícia começou se espalhar. No dia 13 de junho, na hora do encontro, uma pequena multidão uniu-se às três crianças. A Virgem pediu a Lúcia para rezar muito, mas também para aprender a ler e a escrever, a fim de poder transmitir as suas mensagens.
Na terceira aparição, cerca de duas mil pessoas se reuniram e deixaram suas ofertas em dinheiro na Cova da Iria.
No dia 13 de agosto, não puderam comparecer na Cova da Iria porque estavam presos, mas a Virgem Maria apareceu-lhes, improvisadamente, no dia 19 de agosto, enquanto apascentavam o rebanho em Valinhos, pouco distante de Aljustrel. A aparição repetiu-se, pontualmente, também no dia 13 de setembro. Neste último encontro, Nossa Senhora prometeu realizar um prodígio, para que todos acreditassem.
Em 13 de outubro de 1917, quando milhares de pessoas testemunharam o chamado “Milagre do Sol”, um evento no qual o sol pareceu girar e dançar no céu. Este fenômeno extraordinário solidificou a crença nas aparições e atraiu uma atenção internacional para Fátima.
Mais do que uma simples comemoração das aparições marianas, o Dia de Nossa Senhora de Fátima representa um momento de reflexão, oração e renovação da fé para milhões de católicos em todo o mundo.
 
Frases e mensagens para o Dia de Nossa Senhora de Fátima
– “Que Nossa Senhora de Fátima perfume a tua alma e faça com que nela sempre floresçam novas virtudes”.
São Padre Pio de Pietrelcina
– Vinde em nosso auxílio, mãe dos aflitos, e socorrei-nos com vosso amor e piedade.
– Vinde em nosso auxílio, mãe dos aflitos, e socorrei-nos com vosso amor e piedade.
– Nossa Senhora de Fátima, interceda por nós e ensine como amar e adorar a Cristo, a viver a verdadeira consagração a Nosso Senhor Jesus Cristo por meio de suas mãos intercessoras. Amém.
– Nossa Senhora de Fátima, abençoe as nossas famílias, console os nossos doentes, guie os nossos passos para a bem-aventurança eterna.
– Eu não tenho sorte, eu tenho fé em Nossa Senhora de Fátima.
– Nossa Senhora de Fátima, colocamos vossas mãos todas as pessoas afetadas pelas doenças do mundo. Mãezinha, afasta de nós todo o mal! Amém!
– Não sou digno da sua benção, Nossa Senhora de Fátima, mas eu a peço com toda fé que há em meu coração.
– Que a sua vida seja sempre abençoada por Nossa Senhora de Fátima, aquela que ensinou às criancinhas como amar verdadeiramente a Deus nos nossos tempos.
– Nossa Senhora de Fátima, mãe de misericórdia, afasta de mim todo o mal deste mundo! Guia-me neste caminho de conversão e nas práticas de oração, penitência e reparação às ofensas contra o Sagrado Coração de Jesus!
– Que nunca me falte fé para orar e amar a ti, Nossa Senhora de Fátima.
 
* Com informações de Vatican News
Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews