Banco Central confirma novo vazamento de chaves Pix

Dessa vez, foram atingidas mais de 22 mil pessoas cadastradas nas instituições de pagamento Iugu e Pagcerto.

Pela quinta vez neste ano, o Banco Central informou o vazamento de dados pessoais vinculados a chaves Pix. Dessa vez, foram afetadas mais de 22 mil pessoas ligadas a duas instituições de pagamento: Iugu e Pagcerto.

No caso da primeira, a falha de segurança ocorreu entre os dias 21 e 27 de maio, e envolveu um total de 19.849 chaves Pix. Já em relação ao Pagcerto, vazaram informações relativas a 2.197 chaves Pix nos dias 23 e 24 de abril.

Segundo informa o jornal Folha de S.Paulo, nos dois casos, os dados correspondiam a nome dos usuários, CPF com máscara, instituição de relacionamento, número da agência, além de número e tipo de conta.

Apesar do susto, o BC destaca que nenhum dado sensível foi comprometido:

Não foram expostos dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário. As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras”, informou o BC.

Como saber se meus dados vazaram

  • Pelo menos 22 mil pessoas que cadastraram chaves Pix no Iugu e no Pagcerto devem estar se indagando isso agora.
  • De acordo com o Banco Central, as pessoas afetadas serão notificadas.
  • Mas muito cuidado para não cair em golpes!
  • Elas serão notificadas EXCLUSIVAMENTE por meio do aplicativo ou pelo internet banking da instituição de relacionamento.

“Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagem, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail”,

destaca o Banco Central.

  • A autoridade monetária anunciou agora à tarde também que abriu uma apuração detalhada sobre o caso – e que os envolvidos podem sofrer uma punição.
  • Lembrando que, no ano passado, o BC endureceu as regras em casos de falhas de segurança relacionadas ao Pix.
  • À época, o Banco Central aumentou a responsabilidade das instituições em casos de vazamento.
  • A legislação prevê multa, suspensão ou até exclusão do sistema do Pix, dependendo da gravidade do caso.
Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews