Números reafirmam importância estratégica da unidade para assistência à saúde pública da população paraense, destacando os cuidados e diagnósticos
Considerada a maior unidade pública do governo do Pará, o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no Distrito de Icoaraci, em Belém, realizou 441,8 mil atendimentos entre janeiro e junho de 2024. Referência no atendimento à mulher e à criança em quatro frentes pediátricas, os números estão distribuídos entre exames, consultas, sessões de hemodiálise, cirurgias, entre outros procedimentos.
Dentro desse contexto, a maior parte desses registros está relacionada a exames, totalizando 408.219 atendimentos desse tipo no primeiro semestre. Entre os principais estão: análise clínica (346.780); radiografia (19.191); hemodiálise (11.106); ultrassonografia eletiva (9.059); tomografia computadorizada eletiva (4.615); diagnóstico histopatológico (3.190); e outros exames (14.278).
Os números expressivos demonstram a robustez da infraestrutura do HRAS para o suporte e diagnóstico dos pacientes. Incluem-se ainda ecocardiograma, radiologia intervencionista, eletrocardiograma, biópsia de próstata e mama guiada por ultrassom, mamografia, diálise peritoneal, endoscopia, colonoscopia, eco doppler arterial, eletroneuromiografia e eletroencefalograma.
Louraine Patrícia, 20 anos, acompanha a internação no Abelardo Santos do filho Lucas Guilherme, de 2 anos. “Sou do interior de Magalhães Barata e, todas as vezes que vamos para um lugar novo, sempre ficamos com aquele receio de sermos bem tratados ou não. Mas aqui, eu não posso falar mal de nada, pois o atendimento é maravilhoso e a atenção com meu filho é muito boa”, conta.
Segundo o pedreiro Augusto Branco, 58 anos, um dos destaques é o atendimento humanizado prestado pelo HRAS. “Já estou me tratando há um mês e meio. Nesse período, sempre recebemos atenção e carinho por parte de toda a equipe, o que faz com que o tratamento, até o mais doloroso, seja mais leve. Sou muito agradecido a cada um e a Deus por ter me dado a oportunidade de me tratar aqui”, pontua.
Consultas e cirurgias
No mesmo período, o HRAS registrou um total de 27.647 consultas especializadas, com a clínica médica liderando com 5.763 serviços. Em seguida, destacam-se urologia (4.055 consultas), cirurgia vascular (3.476), fisioterapia (3.970), nefrologia (2.957), cardiologia (1.538), neurocirurgia (1.423), ginecologia (1.228), cirurgia pediátrica (1.033), curativos de alta complexidade (738), e afins(1.466).
Além disso, foram realizadas 6.028 intervenções cirúrgicas nos seis primeiros meses de 2024. As cirurgias de urgência e emergência obstétricas-ginecológicas se destacaram com 2.930 procedimentos. Outros incluíram cirurgia vascular geral (606), correção de pé-torto congênito (475), urgência e emergência pediátrica (467), urologia (390), ginecologia efetiva (210), cirurgia geral (187), etc.
Para a diretora-geral, Aline Oliveira, o Abelardo é uma peça fundamental na saúde pública do Pará. “Esse volume de atendimentos reflete o nosso compromisso com os paraenses. Portanto, esse é um motivo de orgulho em poder proporcionar um serviço completo que abrange desde diagnósticos precisos até procedimentos cirúrgicos complexos, sempre com excelência e cuidado dedicado”, diz.
Estrutura
O Hospital Abelardo Santos disponibiliza 11 especialidades: vascular, urologia, cirurgia torácica, cirurgia ginecológica, mastologia, endoscopia, cirurgia pediátrica, neurocirurgia geral e de coluna, clínica geral e obstetrícia. Para atender essas demandas, a unidade possui 340 leitos de internação, entre clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para adultos e crianças, com atendimento 24 horas.
“Essa quantidade de atendimentos é reflexo do trabalho que vem sendo realizado e que prioriza a saúde pública de qualidade para todos os cidadãos que chegam nessa unidade. Trata-se de um número para comemorar, mas que também nos dá ainda mais responsabilidades para continuar desempenhando nosso bom trabalho”, afirma a Secretária de Saúde do Estado (Sespa), Ivete Vaz.
Satisfação
Os números de atendimentos são acompanhados pela taxa média de satisfação, que está acima de 90% entre os usuários. O tratamento humanizado, a alta segura e a qualidade da parte estrutural, tanto predial quanto dos equipamentos, são os pontos destacados pelos usuários por meio de pesquisas conduzidas pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU).