Moradores da Regiao sul do Pará são beneficiados com entrega de obras estaduais

Moradores da região sul do Pará são beneficiados com entrega de obras estaduais
Governo do Estado do Pará – Notícias
Mais de 120 quilômetros de pavimentação, por meio do programa ‘Asfalto Por Todo o Pará’, foram entregues para municípios das regiões sul, sudoeste e sudeste paraense

Entregas de mercados e feiras, vias com pavimentação asfáltica, novos terminais e construções na área da saúde são destaques entre os investimentos do Governo do Estado nas regiões sul, sudeste e sudoeste paraense. São obras que promovem a melhoria da qualidade de vida da população, sobretudo, no que se refere à infraestrutura urbana, à mobilidade e à geração de emprego e renda.

“Na região sul do Pará, em 2024, entregamos o Novo Terminal de Santana do Araguaia, o Hospital Municipal de Cumaru do Norte, além da Praça e Quadra do Triângulo, em São Félix do Xingu. A construção da Policlínica de Altamira, mais um importante equipamento público, está com 70% de andamento. Na pavimentação asfáltica, já foram mais de 250 quilômetros para a região, e São Félix do Xingu e Santana do Araguaia acabam de ser contemplados na quarta etapa do Programa ‘Asfalto Por Todo o Pará'”, ressalta Ruy Cabral, titular da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop).

Os municípios de Senador José Porfírio, Novo Repartimento e Uruará foram contemplados com novos mercados municipais e a Vila Canadá, no município de Água Azul do Norte, ganhou a primeira feira coberta do distrito. Os equipamentos públicos atendem à crescente demanda da população por um espaço centralizado, que passa a abrigar diversas atividades comerciais autônomas, em um ambiente adequado para comerciantes e consumidores.

“Trabalhamos no mercado há muito tempo e as condições aqui em Senador José Porfírio eram muito precárias, a gente tinha muita dificuldade durante o dia a dia de trabalho, quando chovia ou até pra trazer a mercadoria pra cá, faltava infraestrutura. Depois da mudança, conseguimos melhores condições de trabalho, atender melhor nossos clientes e até aumentar a nossa venda, está sendo muito satisfatório trabalhar aqui, e a população tem aprovado bastante. Mudou completamente a nossa realidade”, pontua a feirante Antônia Rodrigues.

PAVIMENTAÇÃO – Mais de 120 quilômetros de pavimentação, por meio do programa “Asfalto Por Todo o Pará”, foram entregues para municípios das regiões sul, sudoeste e sudeste paraense: Altamira, Bannach, Conceição do Araguaia, Cumaru do Norte, Itaituba, Jacareacanga, Novo Progresso, Ourilândia do Norte, Redenção, Rio Maria, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Tucumã e Água Azul do Norte.

O governo segue com investimentos em obras para impactar no melhor escoamento da produção, como é o caso, por exemplo, da Transuruará, como é conhecida a PA-370, no Baixo Amazonas. Com uma extensão de quase 150 quilômetros, o trecho, que dá acesso ao município de Uruará, liga o centro urbano de Santarém à Usina Hidrelétrica de Curuá-Una, já asfaltado. A entrega da nova ponte de concreto pré-moldado, localizada em Santana do Araguaia, é outro exemplo de iniciativa que facilita o transporte de mercadorias, diminuindo custos logísticos e impulsionando o comércio local.

TERMINAIS – O Terminal Rodoviário de Santana do Araguaia foi reestruturado e passou a contar com oito guichês disponibilizados para as empresas de transporte; oito espaços para restaurantes, lanchonetes e lojas de variedades; local para abrigar a Polícia Civil, assistência social, administração e guarda volumes; fraldário e quatro banheiros, entre masculino, feminino e para pessoa com deficiência (PcD).

Em Senador José Porfírio, as obras de um moderno Terminal Hidroviário de Passageiros e Cargas seguem em andamento. Localizado na Travessa Newton Miranda, o novo Terminal beneficiará diretamente mais de 22,5 mil pessoas. O novo espaço contará com guichês, lojas, novos banheiros e uma área de circulação com mais de 155 metros quadrados. Também está prevista a construção de lanchonetes, salas de administração, guarda volume, box para órgãos públicos, além da instalação de uma nova estação de tratamento de esgoto.

SAÚDE – Para ampliar a oferta de serviços de saúde à população de Altamira e de outros nove municípios da Região de Integração Xingu, a construção do Hospital Materno-Infantil e de uma policlínica, e ainda, a ampliação do número de leitos e poltronas de hemodiálise no Hospital Regional Público da Transamazônica (HRTP), já iniciaram.

“A abertura do Hospital Materno-Infantil em Altamira é de suma importância para a região. Com a inauguração desta unidade, teremos um avanço significativo na qualidade e acessibilidade dos cuidados materno-infantis. A presença de um hospital especializado permitirá um atendimento mais qualificado e direcionado para as gestantes e recém-nascidos. Representa um grande passo na melhoria da saúde e bem-estar da nossa população”, celebra a assistente social Natália Rodrigues, moradora de Altamira.

Com investimento orçado em R$ 33,5 milhões, sendo R$ 12 milhões de contrapartida da Prefeitura de Altamira, a unidade contará com 76 leitos, sendo 60 para internação (divididos em nove infantis, 12 adultos, nove para adolescentes, 20 obstétricos e 10 neonatais) e 16 para Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo 10 para adultos e seis para recém-nascidos.

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews