A Prefeitura de Marabá, através da Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop), iniciou a obra de urbanização no canteiro central da Avenida VP 08, entre as folhas 29 e 30. O projeto inclui a implantação de uma pista de caminhada e corrida, com um perímetro de 972 metros e uma largura de 2,5 metros. Além disso, o local receberá uma academia ao ar livre, uma pista de zumba e a revitalização do campo de futebol existente.
Segundo o Secretário Municipal de Turismo, Caetano Reis, a iniciativa visa transformar a área em um parque de turismo e lazer. “Essa é uma iniciativa muito importante. O prefeito nos convidou para dar sugestões e encaminhamentos para transformar esse espaço num parque de turismo e lazer”, afirmou Reis.
Ele destacou ainda a localização estratégica do projeto, que beneficiará diversos equipamentos urbanos ao redor, como a maternidade regional, o shopping, o centro de convenções e a Fundação Casa da Cultura (FCCM).
O projeto também inclui a revitalização da área verde, com preservação das árvores e plantio de grama, tornando o espaço mais atrativo e urbanizado. A implantação de um estacionamento de veículos, com cerca de 130 vagas, está prevista para garantir melhor comodidade e acesso à população.
Além de promover a prática esportiva, a obra oferecerá um local para eventos turístico e culturais. “Vai ter uma pista para a prática de zumba e essa mesma pista pode servir para eventos culturais, eventos de artesanato e outras ações”, explicou Caetano Reis que mencionou ainda a possibilidade de realizar uma feira do pôr do sol e eventos de ciclismo no local, aproveitando a infraestrutura que será instalada.
A obra é resultado de uma parceria entre as Secretaria de Obras e de Turismo junto com o Conselho Municipal de Turismo, que administra o Fundo de Desenvolvimento do Turismo Municipal. “Praticamente 50% dessa obra será oriunda desse Fundo de Desenvolvimento do Turismo, em parceria com a Sevop”, destacou o Secretário.
Com essa iniciativa, a Prefeitura de Marabá busca proporcionar um espaço de lazer e bem-estar para os moradores, incentivando a prática de atividades físicas e o convívio social. A conclusão da obra representará um marco importante para a urbanização e desenvolvimento do município.