Chamonzinho lança pré-candidatura a prefeito de Marabá com presença de Helder
Convenções partidárias podem ser realizadas a partir deste sábado (20), mas legendas ainda tentam agregar outros partidos.
Quatro dos cinco pré-candidatos a prefeito de Marabá serão oficializados na disputa na última semana das convenções partidárias,Os partidos e as federações devem realizar, até 5 de agosto, as convenções partidárias para oficialização da escolha de candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores com vistas às eleições municipais de outubro. Após a definição, o registro das candidaturas deve ser solicitado à Justiça Eleitoral até 15 de agosto.
Nas convenções, também é deliberada a formação de coligações (união de dois ou mais partidos) para a disputa da eleição majoritária (prefeitura). Desde 2017, não é mais possível fazer coligação em eleições proporcionais (disputa para as vagas de vereadores e deputados). Apenas partidos que já estejam unidos em federações poderão disputar essas vagas de forma conjunta.
A convenção do Progressistas está agendada para o dia 1º de agosto, a partir das 18h, no Plenário da Câmara Municipal de Marabá (CMM). Nela, o partido deve oficializar a candidatura da ex-vereadora Irismar Melo à prefeitura de Marabá, além de definir os nomes dos postulantes ao cargo de vereador.
A convenção do PT deve chancelar o nome do deputado estadual Dirceu ten Caten como candidato da sigla à prefeitura. Está agendada para o dia 5 de agosto, no Clube do Sindecomar, no núcleo São Félix, com a presença do senador Beto Faro e dos deputados estaduais Fábio Figueiras (PSB) e Lívia Duarte (PSOL). Segundo o vereador Marcelo Alves, a direção nacional do PT não aceita composição com o PL, mas não descarta diálogo com o deputado Chamonzinho (MDB). Com o PT estão alinhavados os seguintes partidos: PT, PV, PC do B, PSOL, PSB e PCO.
O MDB, do governador Helder Barbalho, fará o lançamento da pré-campanha de Wenderson Chamon, o Chamonzinho, no dia 25 de julho, em Marabá,este evento vai ocorrer nesta quinta feira as 19 horas no bairro liberdade ao lado da Escola Heloisa de Sousa Castro O lançamento de sua pré-candidatura contará com a presença do governador Helder Barbalho (MDB). A campanha adotará o lema “Marabá quer avançar”, mas a convenção partidária só deve acontecer no dia 3, no Plenário da CMM. Com ele, estão os partidos PRD, PSDB, Republicanos, PDT e União Brasil.
O nome de Fábio Moreira do partido de Tião, o PSD, tem convenção agendada para o dia 3 de agosto, mesma data de Chamonzinho.
O deputado estadual Toni Cunha (PL),ainda nao informou data, local e horário de convenção de seu partido.