Nesta sexta-feira (30), a vice-governadora do Estado, Hana Ghassan, visita as obras da Usina da Paz, no município de Marabá. Atualmente, as obras de construção da Usina marabaense já ultrapassam os 92% dos serviços executados.
A nova Usina da Paz do município de Marabá vai oferecer mais de 70 tipos de serviços gratuitos como emissão de documentos, atividades esportivas, cursos profissionalizantes, reforço escolar, eventos culturais e muito mais. O espaço conta com mais de 10 mil metros quadrados. Seguindo o padrão das demais Usinas já entregues pelo Governo do Estado, o novo complexo também vai dispor de uma estrutura moderna e funcional, beneficiando os mais de 266 mil moradores do município.
A UsiPaz marabaense também vai disponibilizar à população espaços como teatro, complexo poliesportivo, área de playground, parque pet, academia ao ar livre, piscina entre outros espaços voltados ao lazer da comunidade.
Esta será a 10ª a ser entregue pelo Governo do Estado, a 3ª na região do Carajás, que também já conta com as UsiPaz Parauapebas e Canaã dos Carajás.
Usina da Paz – Os complexos de cidadania do Governo do Pará têm se fortalecido como um dos mais bem sucedidos programas de cidadania do país e já garantiram mais de 6,3 milhões de atendimentos à população paraense. Nos primeiros sete meses de 2024, as Usinas chegaram à marca de mais de 994 mil atendimentos, de acordo com balanço realizado pela Secretaria de Articulação da Cidadania (Seac).
Dentro do contexto da segurança pública, as Usinas da Paz têm contribuído para a redução da criminalidade. Somente no primeiro semestre de 2024, bairros atendidos pelos complexos estaduais obtiveram resultados expressivos, como a redução de 14,3% em crimes violentos no bairro Guamá, além da redução nos índices de roubo nos bairros do Icuí-Guajará, em Ananindeua, Jurunas, Condor, Guamá e Terra
Firme, em Belém, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).
Além das 9 Usinas já em funcionamento, outras 28 já estão em construção: nos municípios de Altamira, Marabá, Bragança, Cametá, Abaetetuba, Castanhal, Paragominas, Tucuruí, Santa Isabel, Capanema, Redenção, Itaituba, Santarém, Viseu, Igarapé-Miri, Barcarena, Breves, Dom Eliseu, São Miguel do Guamá, Portel,
Moju, Parauapebas, Óbidos, Salinas, Benevides, Tomé-Açú, Icoaraci e São Félix do Xingu.
A expectativa é que, até o final do ano de 2026, o Pará tenha 40 novas Usinas espalhadas por diversos municípios.