Círio das Artes inicia com exposição sacra

Marabá iniciou na sexta feira  a programação do Círio das Artes, evento que ocorre no mesmo período do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Em 2024, a programação traz atrações diversificadas e mescla a fé em Maria, característica dos fiéis católicos e sentimento tradicionalmente mais aflorado no mês de outubro entre a população paraense, e cultura popular marabaense.

A programação iniciou  nesta sexta-feira (18) quando o público  visitou  a Exposição de Arte Sacra. Pela primeira vez realizada em Marabá, a mostra reúne em Marabá diversos elementos históricos que rememoram as primeiras romarias em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré, além de itens artefatos restaurados da Igreja de São Félix de Valois, padroeiro da cidade.

De acordo com o professor Melquiades Justiniano, idealizador da exposição e diretor do Círio das Artes, o objetivo do evento é fazer um resgate histórico de uma das tradições mais expressivas da população marabaense. “Não por acaso, a exposição ocorre em outubro. É um mês de muito significado para os católicos de todo o Pará. Embora essa seja uma celebração da arte sacra, é importante que a gente ressalte que os visitantes verão também elementos que ajudam a contar um pouco da história de Marabá. Porque o Círio é isso, é festa de fé, mas também uma ode à cultura da região”, explica o professor.

O Círio realizado em Marabá guarda algumas semelhanças com o realizado na capital Belém. Como diversas trasladações, romaria fluvial e missas celebradas a céu aberto. Uma programação tão densa que, ao longo dos anos, deu origem a um riquíssimo acervo que ajuda a contar a história de como uma pequena procissão que percorria apenas a Folha 16, nos idos de 1980, deu origem à terceira maior festa religiosa do Estado.

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews