O grupo é investigado por crimes que envolvem associação criminosa, tentativa de homicídio, porte ilegal de armas, furto qualificado, extração ilegal de madeira, queimadas irregulares e desobediência a ordens judiciais.
Duas pessoas morreram e quatro foram presas em flagrante durante confronto com a Polícia Civil em uma fazenda de Marabá, no sudeste do Pará. A ação ocorreu durante a operação “Fortis Status”, deflagrada na manhã desta sexta-feira (11/10). Os agentes ainda cumpriram mandados de busca e apreensão na região.
A operação foi realizada por meio da Delegacia Especializada em Conflitos Agrários de Marabá (DECA). O grupo criminoso é investigado por diversos crimes, incluindo associação criminosa, tentativa de homicídio, porte ilegal de armas, furto qualificado, extração ilegal de madeira, queimadas irregulares e desobediência a ordens judiciais. Os mandados foram expedidos pelo Juízo Criminal da Comarca de Marabá, com parecer favorável do Ministério Público Estadual
Durante a ação, as equipes policiais foram recebidas a tiros por um grupo de 13 homens fortemente armados, desencadeando um confronto. Além dos suspeitos mortos e presos, sete homens que trocaram tiros com a PC conseguiram fugir, levando armas de fogo. A operação resultou na apreensão de nove armas de fogo, uniformes do Exército Brasileiro, rádios comunicadores, lanternas e uma grande quantidade de munições de diversos calibres.
Integração
A operação foi realizada com o apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE), 10ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP), Grupamento Aéreo de Segurança Pública (GRAESP) e Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS).