Manifestantes Encerram protesto na ponte do rio Itacaiunas na BR-230

Foi encerrado, por volta das 11h30 desta terça-feira (29), o protesto de moradores do Bairro São Miguel da Conquista na BR-230 (Rodovia Transamazônica), à altura da cabeceira da ponte sobre o Rio Itacaiunas. A liberação definitiva da pista aconteceu após quase 7 horas de protesto. Nesse tempo, a comissão de moradores conseguiu marcar uma audiência pública na Câmara Municipal de Marabá (CMM) no dia 4 de novembro, às 9h, para discutir a regularização fundiária da localidade.

O protesto foi iniciado pouco depois das 4h e se estendeu durante quase toda a manhã no formato de “pare e siga”, com 30 minutos de interdição e 10 de liberação nos dois sentidos. Os manifestantes se opõem a uma ordem de reintegração de posse que exige que moradores de áreas ocupadas quitem os terrenos no valor de R$ 60 mil, sob pena de desocupação em 15 dias ou multa diária de R$ 1.000 por dia de descumprimento.

A ordem judicial impacta quase 3 mil lotes, e tentativas de solução junto à Câmara Municipal não foram atendidas, motivando a mobilização. Advogados da família proprietária da área informaram que aproximadamente 120 ocupantes já foram notificados, resultando em mais de 90 acordos extrajudiciais fechados até o momento

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews