Morreu nesta quinta-feira (24), aos 66 anos, o ex-boxeador José Adilson Maguila. A informação foi confirmada pela esposa do pugilista, Irani Pinheiro, durante a tarde, e também pelo Instituto Maguila.
O boxeador sofria de encefalopatia traumática crônica (ETC), doença com os mesmos sintomas do Alzheimer, mas causados por golpes repetitivos na cabeça, condição considerada comum entre ex-boxeadores.
Maguila realizou 85 lutas oficiais em 17 anos, mais precisamente, entre 1983 e 200, com impressionantes 77 vitórias – sendo 61 por nocaute técnico – apenas sete derrotas e um empate técnico. Entre as lutas mais especiais, confrontos contra nomes como Evander Holyfield e George Foreman.
José Adilson nasceu no 11 de julho de 1958, em Aracaju. Em 17 anos de carreira pelo boxe, o peso-pesado venceu 77 de suas 85 lutas, sendo 61 por nocaute. Ele foi casado com Irani por 41 anos, e deixou três filhos: Adílson, Adenílson e Edmilson.
Nas redes sociais o governador do Pará Helder Barbalho lamentou a morte do boxeador, Recebo com tristeza a notícia da morte de José Adilson Rodrigues dos Santos, o lendário “Maguila”. Sua história no boxe está eternizada! Meus sentimentos à família e aos amigos.