Um público essencialmente feminino prestigiou a palestra sobre a importância da prevenção do câncer de mama e as formas de diagnóstico e tratamento. A ação faz parte do programa Outubro Rosa e foi realizada na manhã desta terça-feira, 15, na Unidade Básica de Saúde Dr. Amadeu Vivácqua, no núcleo de São Félix.
O enfermeiro Raidanes Barroso proferiu palestras às mulheres que acompanharam atentamente as orientações.
Enfermeiro Raidanes Barroso
“As principais informações que a gente passa para a população é que esse mês tem o objetivo de conscientizar sobre a prevenção e detecção precoce do câncer de colo e de mama. Prevenção quando falamos de atividade física, alimentação saudável, não usar bebida alcoólica e sempre incentivamos o rastreio pelo citopatológico ou PCCU. A gente deixa bem claro essas informações para a população, a importância delas terem ciência da prevenção e detecção precoce” .
A professora Alessandra Nunes explica que a palestra motivou-a a fazer consultas e os exames.
“O serviço público por si só não vai satisfazer a tua necessidade quanto a esse tipo de exame. Então, a partir do momento que a mulher se conscientiza da importância do exame, do PCCU, do autoexame do câncer de mama, ela já pode procurar o atendimento médico e nós temos que fazer isso sempre. A orientação foi que nós procurássemos pelo menos duas vezes ao ano”, afirma.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente em mulheres, após o câncer de pele. Para o Brasil, foram estimados 73,6 mil novos casos em 2024, com um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. É relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima desta idade a incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. O Ministério da Saúde afirma que cerca de 17% dos casos podem ser evitados por meio de hábitos de vida saudáveis.
A programação continua em todas as Unidades Básicas de Saúde e tem o objetivo de descentralizar as ações.
“Hoje o número de mulheres aqui foi considerável e a gente agradece a participação de todas porque elas reconhecem a importância que essa campanha tem, não somente em outubro, mas durante todo o ano. A gente deve considerar a importância da prevenção do câncer de mama e também do câncer do colo do útero e da saúde da mulher de uma forma geral”, explica a enfermeira Gabriela Cavalcante, Coordenadora de Saúde da Mulher/SMS.