Segundo a corporação, o grupo investigado resolvia a prova para candidatos pelo custo de R$ 2 mil. São cumpridos, nesta quarta-feira (16), 27 mandados de busca para apurar o esquema criminoso.
A Polícia Federal (PF) de Marabá, no Pará, deflagrou nesta quarta-feira (16) a quarta fase da operação ‘Passe Livre’ no PA, Piauí, São Paulo e Tocantins. O objetivo é desarticular um esquema criminoso de fraude em vestibulares para ingresso no curso de medicina de faculdades particulares.
Segundo a corporação, o grupo investigado resolvia prova para candidatos pelo custo de R$ 2 mil. A investigação é o desdobramento das fases anteriores da operação, iniciada em fevereiro, que apontou fraudes ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2022 e 2023.
Nesta fase, são cumpridos 27 mandados de busca para apurar o esquema criminoso em quatro estados do país. A PF não informou o que foi apreendido. Até o momento, ao longo dos meses de operação, foram identificados 63 investigados com provas fraudadas nestes estados.
A polícia ainda pontuou que, a princípio, não há nenhum indicativo da participação das faculdades no esquema e que elas, neste estágio da operação, são tratadas como vítimas.