A campanha de vacinação contra a gripe em Marabá, até então voltada aos grupos prioritários, será ampliada para o público em geral, a partir de 9 de novembro, seguindo até o dia 30 do mesmo mês. A iniciativa busca aumentar a cobertura vacinal e proteger a população contra o vírus influenza antes do período de maior circulação da doença.
Até o momento, a primeira fase da campanha atendeu 15.307 pessoas de grupos prioritários, entre eles idosos, gestantes, crianças menores de seis anos, trabalhadores da saúde e outras categorias vulneráveis. Agora, com a meta de alcançar 80.714 imunizações, a SMS intensificará a divulgação e realizará ações extramuros, ampliando o acesso à vacina em pontos estratégicos fora das unidades de saúde.
Na fase inicial, realizamos o Dia D de vacinação em 26 de setembro, para dar ampla cobertura aos grupos prioritários. Agora, estamos abrindo para toda a população, mas lembramos que quem estiver gripado deve esperar entre três e cinco dias para receber a vacina”, orienta Paulo Jânio Belém Barbosa, coordenador de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS)
A Secretaria de Saúde e as Unidades Básicas convidam a população de Marabá a proteger-se contra a influenza, incentivando a adesão à vacina, essencial para a prevenção de complicações graves e a redução de internações