Nos últimos dias, o anúncio da inauguração da nova ponte sobre o Rio Itacaiúnas, chamada Dona Ana Miranda, e a publicação do Decreto Nº 479, pela Prefeitura de Marabá, que proíbe o tráfego de veículos de carga com peso bruto total acima de 25 toneladas, fez surgir uma enxurrada de notícias falsas sobre a estrutura do maior cartão postal da cidade de Marabá, no sudeste do Pará.
Segundo a Prefeitura de Marabá, a estrutura suporta 100 toneladas de peso, logo, a exemplo das outras duas pontes existentes sobre o Rio Itacaiúnas, o elevado suporta o tráfego de caminhões pesados sem nenhum problema, portanto as mentiras e futricas postadas nas redes sociais fazem parte de um jogo político sujo.
Segundo o prefeito Tião Miranda (PSD), a publicação do Decreto visa a proteger o asfalto das ruas dos bairros Filadélfia, Vale do Itacaiúnas, Belo Horizonte, Novo Horizonte e Cidade Nova, não a nova ponte como vem sendo propagado de maneira mentirosa. O sossego, a segurança e a tranquilidade dos moradores destes bairros foram outros motivadores para a proibição do trânsito pesado.
A nova Ponte sobre o Rio Itacaiúnas foi inaugurada, em cerimônia oficial, na tarde desta sexta-feira (27), a partir das 17 horas, com a participação do governador Helder Barbalho (MDB), Prefeito Sebastião Miranda, Prefeito eleito Toni Cunha (PL), vereadores e convidados. O ato político está sendo visto como um aceno contra a polarização ideológica existente no Brasil.
A mobilidade urbana e a dificuldade para manobrar os veículos pesados, no interior dos bairros, também foram determinantes para publicação do Decreto N° 479. Em relação à validade do Decreto, existem resoluções que autorizam as prefeituras a normatizarem o tráfego de veículos pesados Brasil afora. De acordo com Ana Morena, a nova ponte possui a mesma capacidade para suportar pesos das duas outras pontes na BR-230. A nova estrutura foi feita para escoamento do trânsito leve, não para veículos pesados