Em Marabá, é realizada a campanha de imunização contra influenza (vírus da gripe), com as doses da vacina sendo aplicadas desde o ano passado, porque na região Norte ocorre de forma antecipada devido ao período do inverno amazônico. A campanha em andamento segue até o dia 31 de janeiro de 2025 contra esta nova cepa viral. As vacinas são aplicadas em pessoas de qualquer faixa etária durante a campanha. Uma preocupação latente do Departamento de Imunização é a baixa procura pela vacinação, pois apenas 32% da população marabaense está imunizada.
Esses dados são alarmantes já que a doença provoca inúmeras consequências à saúde, como por exemplo, alergias respiratórias, dor no peito, inchaço nos gânglios, crises asmáticas, tosses secas que podem evoluir para pneumonia e até morte. O objetivo é aumentar esses níveis tanto na zona rural quanto na zona urbana.
“Identificamos a falta de informação da população quanto ao calendário vacinal. Estamos vendo a possibilidade de ir até as pessoas em alguns pontos de Marabá para realizar a vacinação. Estamos com estoque da vacina contra influenza em todas as Ubs de Marabá e zona rural”, ressalta Claudenise Santos Santos, coordenadora de Imunização.
A agente de saúde Keila Gonçalves já garantiu sua imunização. Ela sempre tem a preocupação de receber a vacina, visto que faz parte dos grupos prioritários e não perde a oportunidade de prevenir-se contra as doenças. Ela ainda relata que desde que começou a tomar a vacina, seu organismo permanece imune às gripes fortes.
Na sala de vacinas da Unidade Saúde da Família (USF) Pedro Cavalcante, a técnica de enfermagem Raab Moura Cruz orienta sempre as pessoas a procurarem o setor de imunização para prevenir-se contra esta doença que pode causar graves complicações, especialmente neste tempo chuvoso.
“É importante que os responsáveis levem as crianças nos prazos determinados e acompanhem o período de todas as campanhas realizadas pelo Ministério da Saúde, para evitar a influenza e demais doenças contagiosas”, explica.
Para vacinar-se, a pessoa pode procurar o posto de saúde mais próximo do seu bairro de segunda a sexta, no período de 8h às 17h e preferencialmente levar sua cartão de vacinação e um documento oficial de identidade com foto.