Marabá já contabiliza a terceira morte relacionada a feto e parturiente no ano. Em dois casos distintos, ocorridos nos dias 7 e 9, uma mulher e o feto que carregava faleceram. No dia 15, ao final da tarde, um bebê, cuja mãe estava na 41a semana de gravidez, faleceu no Hospital Materno Infantil (HMI).
A Impressa por meio dos portais de noticias da cidade relata que a mãe, Vitória Gabriele Assunção Dias, procurou o Materno Infantil reclamando de dores. Foi constatado que os Batimentos Cardíacos Do Feto estavam em 60 por minuto, muito abaixo do normal, que pode chegar a 160. Mesmo assim, ela foi mandada de volta para casa. Mas a mãe voltou novamente e, desta vez, foi constatado que o bebê já estava morto na barriga dela.
Uma fonte de dentro da casa de saúde revelou também que o cordão umbilical já estava bastante roxo, dando a entender que o bebê passou muito da hora de nascer.
O diretor do HMI Informa que Vitória Gabriela Assunção Dias procurou atendimento médico no Hospital Materno Infantil (HMI) nos dias 11 e 14 de janeiro de 2025. Foi atendida, avaliada e liberada com orientações, pois foi constatado que tudo ocorria bem com a mãe e o bebê. Novamente retornou ao hospital no dia 15 de janeiro de 2025, às 7:00h, foi atendida e desta vez verificou-se que precisaria ser mantida em observação, sob supervisão médica, pois o exame de cardiotocografia, que avalia o bem-estar do bebê, mostrou sinais que necessitavam de atenção adicional. Após o período de observação, o resultado do exame permaneceu alterado, o que motivou o internamento da gestante. Após seu internamento, a senhora Gabriela foi submetida a cesárea de urgência, porém foi detectado na cirurgia, que a placenta havia descolado do útero, o que ocasionou o óbito do seu bebê. Foram tomadas as providências de apoio e esclarecimentos sobre o ocorrido à Sra. Gabriela e à sua família, e providenciadas medidas de investigação, sobre ocorrência de infrações ético-profissionais durante todo o atendimento da gestante. A direção do HMI solidariza-se com o sofrimento dos familiares e coloca-se a disposição para outros esclarecimentos.
Fábio Farias
Diretor Técnico do HMI