Werbert Ribeiro Carvalho, que assume a Secretaria Municipal de Saúde nesta nova administração, possui formação em enfermagem pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) e é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Ademais, possui especialização em gestão hospitalar e transporte aeromédico, tendo inclusive se tornado piloto de avião, um hobby de infância. Não apenas possui um currículo extenso, mas também é reconhecido pela extensa experiência e dedicação ao serviço público desde 2011.
Werbert, que é natural de Marabá e tem três filhos, começou sua trajetória profissional no Sistema Único de Saúde em janeiro de 2002, em Novo Repartimento, e também atuou em Tucuruí. Werbert fez carreira no serviço militar: ingressou como soldado no Exército em 1995, retornando como oficial em 2010. Ele entrou para o serviço público da cidade.
“Quando conversei com o prefeito Toni Cunha, uma das grandes preocupações e também uma promessa de campanha era a construção de uma nova UPA, onde já funciona o CEI (Centro de Especialidades Integradas), então essa parte nós já estamos tocando. A equipe de média complexidade já está trabalhando nisso”, afirmou.
Compromisso com a saúde de Marabá
Dentro dos projetos para saúde, estão os atendimentos 24h nos principais postos de saúde da cidade ou horários estendidos para desafogar o atendimento no Hospital Municipal de Marabá (HMM). O secretário esclarece que há no Ministério da Saúde um programa que libera recursos para que os postos de saúde possam atuar com ampliação do horário. Toda secretaria de saúde, a pedido do prefeito Toni Cunha, está sendo gerida com uma equipe técnica de profissionais para fazer um trabalho que funcione com mais ordem e acertos.
Para proporcionar um melhor atendimento até a construção de um novo HMM, o atual hospital municipal passará por reformas estruturais e já conta com nova administração. Outro objetivo é a implantação de novos leitos para os pacientes.
“Vamos também acelerar o pronto atendimento, de forma que não haja mais tumulto nos corredores e desistência dos pacientes dentro do HMM. Nós temos duas empresas que estão fiscalizando o perfil que queremos trabalhando dentro do hospital municipal e vamos acompanhar com muito rigor a execução destes contratos. Vamos fiscalizar carga horária e presença dos médicos contratados. Vamos ter muito respeito com os recursos públicos para que a população de Marabá tenha o retorno máximo com esse investimento”, ressaltou.
segundo o novo gestor, equipes do Departamento de Atenção Básica (DAB) vão intensificar as visitas constantes à população para realizar atendimentos preventivos. Um outro desafio, que está em avaliação, é acabar com as filas de espera para cirurgias eletivas e atendimentos especializados. Além disso, o Hospital Materno Infantil também passará por algumas mudanças. “Com a contribuição do novo Hospital Regional Materno Infantil, a secretaria municipal de Saúde entenderá como irá funcionar os atendimentos e assim melhorar cada vez mais o HMI”, declarou.
O secretário pontua que a saúde é um direito de todos e está determinado a trabalhar com transparência, diálogo e foco nos resultados. O objetivo dele é fazer com que Marabá construa uma nova história na saúde pública, mais humanizada, onde o povo marabaense tenha acesso aos cuidados de qualidade, este é o compromisso da nova gestão.