Toni Cunha, prefeito de Marabá, o vice-prefeito João Tatagiba, os titulares da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI) realizaram uma visita à 23ª Brigada de Infantaria de Selva, na manhã desta quinta-feira, 16. Na ocasião, foram recebidos pelo General Eduardo da Veiga Cabral, Comandante da Brigada.
A visita busca reforçar os laços de parceria e cooperação entre o Exército Brasileiro e a Prefeitura de Marabá, que perpassa pelo apoio à Defesa Civil durante situações de emergência como as cheias dos rios e troca de experiência com as forças de segurança do município.
Em seu discurso, o prefeito Toni Cunha ressalta sua admiração pela instituição militar e reforça a parceria em questões estratégicas para o município.
“Nós temos situações estratégicas comuns, como em casos de enchente e tantas outras questões que acontecem na nossa cidade. Tenho certeza que os conhecimentos logísticos, técnicos do Exército Brasileiro serão fundamentais nesses enfrentamentos excepcionais, para a gente levar a organização do Exército, como exemplo, para também organizar, cada vez melhor, o município e a Prefeitura de Marabá. A gente fica muito feliz com essa aliança, com essa parceria”, afirma o prefeito.
O Exército Brasileiro está presente em Marabá há mais de 50 anos e a 23ª Brigada de Infantaria de Selva é responsável pela defesa e soberania nacionais em partes dos Estados do Pará, Maranhão e Tocantins.
General Eduardo da Veiga Cabral, comandante da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, ressalta que a Brigada da Transamazônica está de prontidão para atender à população caso seja necessária para atuar em período de cheia dos rios.
Essa parceria ocorre todas as vezes que a cheia resulta em alagamentos, fazendo com que famílias precisem ser remanejadas. A ajuda é principalmente em logística.