PROSEL UEPA 2025 Listas de aprovados nos Processos Seletivos 2025 são divulgadas em ambiente repleto de emoções

Mais de 48 mil candidatos concorreram às 3.708 vagas ofertadas pela única universidade estadual do Pará

Na manhã desta sexta-feira, em entrevista coletiva na reitoria da Universidade do Estado do Pará (Uepa), o reitor Clay Anderson Nunes Chagas anunciou os nomes dos três primeiros colocados no Processo Seletivo 2025 da instituição: Gabriel Alencar Ecker, Filipe Azevêdo Rabelo, Tiago Santos dos Santos, aprovados no curso de medicina, sendo o segundo colocado, Filipe Rabelo, calouro do campus da Uepa em Marabá.

O reitor Clay Chagas enfatizou que “a Uepa é uma universidade que luta muito pela inclusão” e, em sintonia com esse movimento, este ano a universidade realizou um Processo Seletivo Específico exclusivo para indígenas e quilombolas, cujos três primeiros colocados também são do curso de medicina ofertado pela Uepa em Belém, Santarém e Marabá respectivamente: Fernanda Menezes Correa, Agatha Yame Dolzanes de Sousa e Camile da Costa de Melo.

Outra informação destacada pelo reitor da Uepa é o fato de quase 75% dos aprovados serem oriundos de escola pública.

 

Uma universidade inclusiva – Além de ofertar 202 vagas em um Prosel Específico para quilombolas e indígenas, que também podiam concorrer na reserva de vagas de cotas do Prosel geral, a Uepa também ofertou 88 vagas no Prosel Letras Libras. Uma das novas estudantes do curso, Carla Adriane Macedo de Melo, fez questão de comemorar a aprovação na festa realizada em frente à reitoria, com direito a banho de cheiro e banda Búfalos da Medicina, da Atlética do curso de medicina.

Sobre a valorização de uma cultura de inclusão, a professora Scheilla Abud, titular da Diretoria de Inclusão e Permanência Estudantil, ressaltou a importância dos 284 calouros identificados como Pessoas com Deficiência (PcD) integrarem a comunidade acadêmica da Uepa.

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews