Projeto Orquestra Vai à Praça oferta oficinas pedagógicas, que envolvem música e matemática, para alunos de escolas públicas

Em Marabá, a oficina é neste dia 02 de abril,  na Escola Basílio Miguel

Além de concertos de música instrumental nos municípios de Marabá, Parauapebas e Curionópolis, o projeto “Orquestra vai à Praça”, que está na segunda edição,  oferece uma contribuição pedagógica por onde passa, com oficinas dedicadas a alunos dos 4º e 5⁰ ano do ensino fundamental em escolas públicas. O projeto é uma realização da TheRoque Produções e Ministério da Cultura do Governo Federal, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e conta com apoio institucional das Prefeituras de Marabá, Parauapebas e Curionópolis.

Com o tema “Dinâmicas musicais para o ensino da matemática via ensino colaborativo”, as oficinas da segunda edição do projeto visam mostrar as possibilidades de aprender matemática com a música, estimulando o raciocínio lógico, usando alguns instrumentos musicais. Em Marabá, a oficina acontece nesta quarta-feira, dia 02 de abril, na Escola Basílio Miguel, no bairro Amapá, núcleo Cidade Nova, a partir das 14 horas.

O ministrante, o maestro da Carajazz Marabá Orquestra que promove os concertos do projeto, também pedagogo e musicoterapeuta, ressalta que será abordado um pouco do conteúdo da pesquisa de mestrado em Educação em Ciências e Matemática, que está fazendo pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), em que trata a música como ferramenta didática para o ensino da matemática, na perspectiva da educação especial.

“A gente quer envolver os alunos e também os professores nessa didática, no objetivo de contribuir com o ensino da matemática e mostrar que a música está presente no aprendizado deles. Durante a oficina, vamos usar xilofone infantil e os sinos, que também são afinados nas sete notas, para estimulá-los a tocar a melodia no final. Tem outros recursos de bambolê e outras atividades. Eu garanto que vai ser algo bem dinâmico mesmo, bem divertido para as crianças”, promete o maestro, enfatizando que antes da realização, há uma espécie de estudo, onde os próprios educadores da escola confeccionaram o material, conforme a realidade do ambiente e embasado nos critérios da BNCC e grade curricular da escola. O fruto disso será utilizado na sala de aula posteriormente.

A professora Glaucilene de Moraes Silva, que leciona para as turmas A e B do 3º ano, na Escola Basílio Miguel, ressaltou que a temática matemática e música “é uma abordagem interdisciplinar rica e envolvente, capaz de despertar o interesse dos alunos e proporcionar uma aprendizagem mais significativa. Cria-se um ambiente de aprendizagem mais interativo e lúdico, favorecendo a participação dos alunos, pois muitos dos alunos têm dificuldade com a matemática. E a música pode ser um caminho para motivá-los, tornando a aprendizagem mais acessível e prazerosa”.

Vale enfatizar que em Marabá, a oficina vai acontecer no dia 2 de abril, a partir das 14 horas, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Basílio Miguel dos Santos, localizada na Rua das Cacimbas, S/N, bairro Amapá, núcleo Cidade Nova. Já em Parauapebas e Serra Pelada, as oficinas serão ministradas nos dias 23 de maio e 13 de junho, respectivamente.

Saiba mais

O projeto “Orquestra vai à praça” inicia a turnê desta edição no encerramento da programação oficial de aniversário de Marabá, com apresentação da Carajazz Marabá Orquestra no domingo, 06 de abril, na Praça São Félix de Valois, na Marabá Pioneira, a partir das 20 horas. Mas a programação inicia com Feira do Pôr Sol, às 17 horas, e discotecário Paulo Vinil, às 19 horas.

Os demais concertos acontecem em Parauapebas no dia 24 de maio e no distrito de Serra Pelada, em Curionópolis, no dia 14 de junho.

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews