Jovem deputado marabaense é um dos nomes cogitados para vice de Hana Ghassan

 

 

Com a pré-candidatura da vice-governadora do Estado, Hana Ghassam, ao governo do Pará nas eleições de 2026, praticamente consolidada, vários nomes começam a ser cogitados como possíveis candidatos a vice. Um deles é o do marabaense Dirceu ten Caten, deputado estadual pelo PT, reeleito em 2022 com 66.397 votos.

O trabalho político de Dirceu tem como foco a inclusão da juventude, a regularização fundiária e os direitos das mulheres, entre outras pautas populares. Esse alinhamento tem se refletido nas urnas, especialmente em Marabá, onde ele obteve 8.719 votos, além de outros municípios em que sua votação foi expressiva, como a capital, Belém, com 4.407 votos.

Dirceu mantém bom trânsito entre prefeitos, vereadores e movimentos populares, sendo hoje uma liderança consolidada. Por isso, seu nome tem sido especulado como possível vice na chapa de Hana.

Helder e Hana

Analistas que acompanham de perto os bastidores da sucessão estadual de 2026, já em movimentação extraoficial, destacam a atuação do governador Helder Barbalho nestes dois anos e sete meses de seu segundo mandato. Ele tem colocado em prática o lema “Por todo o Pará”, com investimentos robustos em diversos setores da administração estadual — saúde, assistência social, educação, segurança pública e infraestrutura.

Em Marabá, por exemplo, Helder promoveu importantes melhorias no Hospital Regional, hoje referência em cardiologia de alta complexidade, com serviços de hemodiálise e tratamento oncológico. Mais recentemente, inaugurou a Policlínica, o Natea (Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro Autista) e, em breve, deve entregar à população o Hospital Materno-Infantil Regional.

Na área da assistência social e da inclusão, destaca-se a entrega da Usina da Paz. Todo esse conjunto de ações vem rendendo ao governador altos índices de aprovação. Pesquisa realizada pelo Instituto AtlasIntel, entre os dias 7 e 14 de julho, apontou que 70,3% da população aprova sua gestão.

Esse desempenho impulsiona a imagem da vice-governadora Hana Ghassam, que, segundo levantamento recente do mesmo instituto, lidera as intenções de voto com 33,4% da preferência do eleitorado paraense — com ampla vantagem sobre os demais pré-candidatos mais bem cotados.

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews