A Comissão Processante da Câmara Municipal de Marabá (CMM) decidiu arquivar, nesta sexta-feira (11), o processo de impeachment contra o prefeito Toni Cunha (PL). A denúncia foi feta pela cidadã Ana Lúcia Farias Gomes, e resultou na abertura do procedimento há exatamente um mês. O parecer da relatora Maiana Stringari (PDT) foi seguido pelos vereadores Jimmyson Pacheco (PL) e Pedrinho Corrêa (PRD), encerrando o caso sem votação em plenário.
A denúncia somava mais de 1.000 páginas e apontava supostos atos de improbidade administrativa. A Comissão Processante fundamentou o arquivamento com base em parecer técnico do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM-PA). Segundo a Corte, não foram identificadas irregularidades nos contratos citados, e os atos do prefeito foram considerados legais.
Nos bastidores, surgiram informações de que os três vereadores membros da comissão estariam negociando espaços na administração municipal. Segundo essas informações, ainda não confirmadas, Pedrinho Corrêa estaria cotado para assumir o Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá (SSAM), Maiana teria indicado o pai – o ex-vereador Alecio Stringari – para um cargo no primeiro escalão, e Jimmyson Pacheco foi visto em reuniões no gabinete do prefeito.
Fonte da CMM informou ao Zeca News que o parecer da Comissão Processante ainda vai a plenário, onde, certamente, o processo será arquivado, uma vez que o prefeito hoje tem o apoio de oito dos 21 vereadores, o que inviabilizaria a votação do processo de cassação, que necessita da aprovação de dois terços dos integrantes do Legislativo. Ou seja, 14 votos, mas teria apenas 13.
Os vereadores que não apoiam a cassação do mandato de Toni são: Jimmyson Pacheco (PL), Fernando Henrique (PL), Deodato do Espírito Santo Filho, o Dato do Ônibus (União Brasil), Priscila Veloso (PSD), Dean Guimarães (PSD), Marcos Andrade (PSD), Pastor Ronisteu (PL) e Cabo Rodrigo (PL).
Bom momento, com mais de 70% de aprovação
Toni Cunha vive um bom momento à frente do governo municipal, impulsionado pelo recapeamento de ruas e avenidas, em vários pontos da cidade, pelo festejo junino, um dos maiores da região e pela programação de veraneio, além de outras ações que vêm agradando em cheio a população de Marabá, o que, segundo sondagem recente realizada pela Ampla Pesquisa mostra que 71,3% dos marabaenses aprovam a gestão de Toni. (Com informações do Portal Vinícius Soares)