Famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e residentes em oito municípios paraenses já podem solicitar, sem custo, a instalação da nova parabólica digital em suas residências. A ação integra o programa Brasil Antenado, do Ministério das Comunicações (MCom), executado pela Entidade Administradora da Faixa (EAF).
No Pará, aproximadamente 65 mil famílias serão beneficiadas nesta etapa, abrangendo moradores de Aveiro, Bannach, Cumaru do Norte, Jacareacanga, Palestina do Pará, Piçarra, Santa Maria das Barreiras e Trairão. A substituição das antigas antenas parabólicas garante sinal de TV aberta com mais canais, imagem e som em alta definição.
O Brasil Antenado será implementado em três fases, contemplando 323 municípios de 16 estados até abril de 2026. Nesta primeira etapa, o agendamento segue aberto até 12 de outubro de 2025, para beneficiários do CadÚnico residentes em 77 cidades dos estados do Maranhão, Ceará, Pará, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.
Para agendar a instalação, basta acessar o site brasilantenado.org.br ou entrar em contato pelo telefone 0800 729 2404, que também recebe mensagens via WhatsApp. O serviço inclui, de forma totalmente gratuita, o fornecimento e a instalação do novo equipamento.