O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) intensifica o trabalho de combate à leishmaniose visceral canina e de vacinação antirrábica em pontos estratégicos da cidade, a partir de segunda-feira (08).
As ações começam na terça-feira (12), no prédio do SEST SENAT, no núcleo São Félix. Na quarta-feira (13), a equipe estará na Associação de Moradores do bairro Araguaia, e na quinta-feira (14), o atendimento acontece no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do Jardim Vitória, núcleo Cidade Nova. Em todos os dias, as atividades serão voltadas tanto à prevenção quanto ao controle de doenças que afetam cães e gatos.
acordo com Igor Souza, agente do CCZ, as localidades foram definidas com base em dados que apontam áreas com maior risco de contágio e maiores índices de casos entre os animais. “Vai ser uma ação de combate e prevenção à leishmaniose visceral canina, onde a gente vai realizar exames com coleta de sangue para identificar a doença nos cães da localidade, e também vamos oferecer a vacinação antirrábica para cães e gatos”, explica. A ideia é facilitar o acesso dos tutores aos serviços e garantir o maior alcance possível.
Além dos exames e da vacinação, o CCZ também estará orientando a população sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito transmissor da leishmaniose, bem como sobre a importância da vacinação contra a raiva. Todas as ações são gratuitas e destacam o dever que as comunidades e o poder público têm em conjunto sobre a responsabilidade do controle dessas doenças que colocam em risco tanto a saúde animal quanto a humana. (Secom PMM)