*Na foto:*
*Pe. Denir Robson Lima de Sousa* – Pároco do Santuário de Nossa Senhora de Nazaré
*Bispo da Diocese de Marabá -* Dom Vital Corbellini
*Juarez Rocha* – gerente de Obras e Manutenção da Equatorial Pará
Parceria vai promover inclusão, capacitação e acesso à cultura durante a segunda maior manifestação de fé do Pará_
A 45ª edição do Círio de Marabá, considerada a segunda maior celebração de fé católica do Pará, ganha um importante reforço cultural em 2025. Neste sábado, 9 de agosto, foi oficializada a assinatura do termo de patrocínio da Equatorial Pará para o projeto “Círio Iluminado”, que vai ampliar a programação do evento com ações de inclusão, capacitação e valorização da cultura, de setembro a outubro.
Idealizado pela Big Produções, o “Círio Iluminado” será desenvolvido em três etapas: oficinas gratuitas de pintura para pessoas em situação de vulnerabilidade social, realizadas em setembro; criação de um espaço acessível para pessoas com deficiência (PcD) e idosos durante a procissão do Círio, em outubro; e, na semana seguinte, apresentações musicais no Recírio.
O gerente de Obras e Manutenção da Equatorial Pará, Juarez Rocha, destacou a relevância dessa parceria. “Para nós é uma grande satisfação patrocinar o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Marabá. Significa fortalecer a cultura local, o que nos enche de orgulho. Esse será o segundo ano que a Equatorial Pará participa do Círio, no município e a nossa expectativa, a partir da assinatura do termo de patrocínio, é de que o Círio de Marabá possa crescer mais a cada ano e se tornar cada vez mais lindo e que possa alcançar toda a população do nosso estado do Pará”, afirmou.
Para o bispo da Diocese de Marabá, Dom Vital Corbellini, o patrocínio é essencial para a realização da festa religiosa, além de ser providencial e estratégico. “Estamos agradecidos à Deus, que por intercessão de Nossa Senhora de Nazaré, providenciou este patrocínio tão importante para o 45° Círio de Nazaré. Muito obrigado! Que Deus abençoe a Equatorial Pará e todos os seus funcionários”, disse.
A Equatorial Pará é conhecida por ser uma das maiores patrocinadoras de cultura no estado, com investimentos que abrangem diversas áreas, como música, teatro, dança, literatura e gastronomia.
O projeto Círio Iluminado foi patrocinado por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Estado – Lei Semear, reafirmando o compromisso da distribuidora de energia com a promoção da cultura e o desenvolvimento social nas regiões onde atua.